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Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

Trechos finais recebem ordem de serviço e governo prevê impacto econômico bilionário

11 de dezembro de 2025
Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

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A Ferrovia Transnordestina passou a ter todas as obras autorizadas no trecho cearense após a assinatura da ordem de serviço dos lotes 9 e 10, etapa final de 97 km que cruza oito municípios. O ato ocorreu nesta quinta-feira (11), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

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🚧 Trecho final autorizado e geração de empregos
Considerada uma das obras ferroviárias mais estratégicas do país, a Transnordestina agora tem 100% das intervenções liberadas no Ceará.

A etapa final atravessa os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia, com previsão de criar até 2 mil empregos diretos.

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto econômico da iniciativa: “Estamos falando de uma obra que, quando concluída, passa de R$ 15 bilhões, algo que vai transformar a economia do estado, colaborar com a logística do país e pode dobrar a movimentação de carga do Porto do Pecém”, afirmou.

📦🌱 Ganho logístico para múltiplos setores
O governador reforçou ainda que a etapa aproxima a conclusão da ferrovia: “Tenho certeza de que estamos em um momento histórico e que, efetivamente, começamos a vislumbrar a conclusão da Transnordestina. Isso representa um ganho logístico imenso para o Brasil e para diversos setores do Ceará, como a área de calçados, o agronegócio e o hidrogênio verde”, disse.

O avanço vem se somar à Fase I do projeto, que liga Paes Landim (PI) ao Porto do Pecém (CE) e já alcançou 79% de execução física.

O diretor de Relações Governamentais da Transnordestina, Ismael Trinks, definiu o ato como um dia “feliz”, destacando o impacto regional: “Hoje estamos possibilitando a criação de empregos e oferecendo uma opção logística extremamente eficiente e barata para o Nordeste, especialmente para o Ceará”, afirmou.

📍 Estado tem 676 km concluídos; entrega deve ocorrer até 2027
Atualmente:

• 676 km da linha principal já estão concluídos;
• 280 km seguem em obras nos lotes 4 a 8 e no lote 11, que corresponde ao acesso ao terminal portuário.

A previsão é que a Fase I seja concluída até 2027, garantindo a ligação plena com o Porto do Pecém.

A construtora Agis será a responsável pela execução da etapa final, com mobilização prevista para os próximos dias.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, reforçou o caráter estratégico: “A ligação com a Norte-Sul fará com que o Porto do Pecém tenha o essencial: uma linha férrea capaz de transportar a produção e a carga. E a consequência de tudo isso é desenvolvimento.”

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

🚄 Ritmo acelerado após retomada dos investimentos em 2023
Com 1.206 km na linha principal e 73 km em ramais, a ferrovia cruzará 53 municípios entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE).

Do total:

• 608 km ficam no Ceará (28 municípios);
• 18 no Piauí;
• 7 em Pernambuco.

No Ceará, a ferrovia contará com três terminais de carga:

• Missão Velha
• Iguatu
• Quixeramobim

(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

🏗️📦 Porto Seco será destaque em Quixeramobim
Um dos principais investimentos associados à nova logística ferroviária será o Porto Seco José Dias de Macêdo, conduzido pela Value Global Group, em Quixeramobim.

Com 362 hectares, o empreendimento terá investimento estimado em R$ 1 bilhão, dividido em duas etapas:

🚧 Fase 1 — até agosto de 2026

• Investimento: R$ 350 milhões
• Geração de 1.300 empregos

🚧 Fase 2 — até 2027

• Processo de alfandegamento pela Receita Federal
• Ampliação da capacidade logística e aduaneira

A área também receberá um distrito industrial, ampliando o potencial do Ceará como hub logístico e industrial do Nordeste.

Por Nágela Cosme

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