O segundo semestre letivo de 2020 na rede pública estadual cearense foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (3), durante transmissão ao vivo pela internet. O evento virtual foi mediado pelo estudante Victor Hugo Vasconcelos, presidente do grêmio da Escola de Ensino Médio (EEM) Júlia Alenquer Fontenele, de Pindoretama. Também participaram a secretária da Educação, Eliana Estrela; a professora Renata dos Santos, diretora de turma na EEM Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, em Cruz; e a gestora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck, em Fortaleza, Virgínia Vilagran.
Todas as escolas iniciam este período letivo exclusivamente de forma remota, seguindo um planejamento de ações com o intuito de preservar o processo de ensino e aprendizagem de maneira segura. O reinício das aulas a distância será na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto. Durante a primeira semana do mês, as escolas realizam uma nova Jornada Pedagógica, com o objetivo de planejar o que deve ser posto em prática ao longo do semestre, otimizando as estratégias desenvolvidas nos campos pedagógico e administrativo. As aulas presenciais só voltarão após divulgação de decreto governamental autorizando e normatizando a retomada destas atividades.
Também na primeira semana do mês, serão iniciadas as ações do Projeto AoGosto do Aluno, com uma agenda diferenciada, oferecendo um circuito de atividades integrativas levando em conta o mês comemorativo aos estudantes.
O estudante Victor Hugo enaltece o desenvolvimento de ações relacionadas ao protagonismo estudantil pela Secretaria da Educação (Seduc). “Tenho grande orgulho de fazer parte da escola regular. Nós, alunos, temos que continuar sendo fortes, manter essa garra e ser mais firmes ainda no retorno. É com a cabeça erguida que vamos em frente. Nós somos capazes e iremos conseguir”, ressalta.
A professora Renata dos Santos lembra que a hora é de acolhida. “Estamos passando por esse momento conturbado, mas, quando temos paixão por educar, conseguimos nos adaptar ao novo modelo. É como aquela história: se lhe derem um limão, faça uma limonada. Se eu estiver motivada e autoconfiante, trabalhando as competências socioemocionais, com certeza vamos trazer os alunos para mais perto, mantendo o vínculo. Estamos preocupados com o cognitivo, mas também, com a parte humana. Nesse momento, a nossa sala de aula é através do computador. A expectativa é de termos um segundo semestre melhor do que o primeiro e estamos aqui para construir saberes”, explica.
Virgínia Vilagran diz que é hora de recomeçar fortalecendo o sentimento de esperança. “O recomeço, mesmo remoto, fortalece as conexões. Nessa semana, com o acolhimento e a correção de rota com os nossos professores, vamos utilizar todas as ferramentas que já eram usadas, mas vamos além. Temos o sentimento de que, com a nossa coragem, vencemos o medo do desconhecido. As plataformas já estavam disponíveis para a educação, mas como só tínhamos o modelo presencial, elas ficavam de lado. Agora, é momento de conjugá-las. Nos colocamos à disposição de toda a comunidade escolar. É necessário que mantenhamos a comunicação, com sentimento de cuidado e afeto. Expor as angústias e medos nos faz ficar mais fortes”, salienta.
Teleaulas
Para além do que cada escola pode realizar individualmente, a Seduc realizou parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fundação Roberto Marinho para exibição do Programa Vamos Aprender, que oferece teleaulas voltadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A programação, que será exibida em emissoras locais, é organizada por área de conhecimento para que cada escola consiga incorporá-la ao seu quadro de estratégias de ensino remoto.
Afora isso, a programação da Conexão Seduc terá continuidade com a realização de webinars, colóquios temáticos e fóruns para troca de conhecimentos online, estimulando e desenvolvendo a reflexão crítica e criativa, fomentando boas práticas e a comunicação colaborativa entre os atores do processo educativo.
Há, ainda, a previsão de cursos de formação em Tecnologias Digitais para a Educação, voltados aos professores, com o objetivo de oferecer condições apropriadas ao uso de ferramentas digitais.
Enem
Em relação à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Seduc tem um conjunto de ações programadas para o segundo semestre. A plataforma Enem na Rede disponibilizará aulas em vídeo, além de materiais estruturados com teoria e exercícios referentes aos temas, sendo o material aberto e gratuito. A ação é resultado do empenho voluntário de professores da rede. O acesso se dará por meio das plataformas Aluno Online e Professor Online.
CCI
As atividades do semestre 2020.2 nos Centros Cearenses de Idiomas (CCI) serão iniciadas em agosto, seguindo o modelo de aulas remotas, com professores e alunos atuando a distância. Durante este período, serão utilizadas plataformas digitais, tais como: Google Classroom, Chatclass, Google Meet, Cambridge Assessment English, Edelsa, Quizizz, Kahoot, entre outras.
Ao todo, são 13 Centros de Idiomas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte, que juntos podem atender cerca de 10 mil estudantes. O Governo do Ceará tem a previsão de inaugurar mais três unidades, nos municípios de Quixadá, Camocim e Aracati. Todas as unidades ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o curso de língua francesa.