Os estudantes da rede pública estadual de ensino cearense que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm agora mais um recurso para manter o foco nos estudos durante o período de distanciamento social, em que as atividades presenciais estão suspensas nas escolas. A Secretaria da Educação (Seduc) e a TV Ceará (TVC) firmaram parceria para transmitir diariamente, de segunda a sexta-feira, sempre às 14h, aulas voltadas aos conteúdos abordados no Exame, compreendendo as quatro áreas do conhecimento. Cada aula terá cerca de 1 hora de duração. A iniciativa ocorre por intermédio da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc (CED).
O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, destaca que a Seduc está fazendo todos os esforços possíveis para disponibilizar aos alunos e professores recursos para enriquecer as práticas durante este período. “A parceria com a TVC é mais uma oportunidade de levar informações, conteúdos e uma boa didática para proporcionar aos estudantes a continuação dos seus estudos, principalmente, aqueles que estão em preparação para o Enem”, considera.
Vale lembrar que o atual período não configura antecipação das férias escolares. Durante a suspensão das atividades presenciais, cada unidade de ensino elaborou um Plano de Atividades Domiciliares para que os estudantes cumpram a carga horária do trabalho escolar em casa. Nesta perspectiva, são usadas estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota, as quais podem utilizar o suporte de tecnologias ou não. As diretrizes da Seduc apontam o livro didático como principal ferramenta para as aulas remotas.
A Seduc também apoiará estudantes e educadores para o uso de aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de ensino domiciliar. Entre as plataformas disponíveis estão o Aluno Online, Professor Online e o Google Sala de Aula.
As diretrizes da Secretaria estabelecem, ainda, que as avaliações dos conteúdos ministrados durante esta época devem levar em conta as especificidades de cada escola, podendo ser aplicadas quando os estudantes retornarem às unidades de ensino ou utilizando recursos dos ambientes virtuais de interação quando for possível.