“É muito importante que as políticas sociais cheguem junto com as forças de segurança nos territórios e que não saiam dessas áreas”. Com essa afirmação, o governador Elmano de Freitas fez a fala de abertura da primeira reunião de 2024. A necessidade de integração permanente entre os órgãos de segurança pública e as secretarias com atuações voltadas para o campo social, de lazer, cultura, esporte e com foco em grupos vulneráveis da população deu o tom do encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feita (2), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O encontro tratou alguns encaminhamentos feitos a partir de uma reunião na última semana. “Nessa primeira agenda de 2024, estive novamente com a cúpula da Segurança Pública do Ceará e com secretários de pastas estratégicas na promoção de projetos sociais, culturais e de geração de emprego e renda. O objetivo é discutir, de forma integrada, as ações de combate à criminalidade e políticas de prevenção voltadas, sobretudo, para a nossa juventude”, destacou Elmano de Freitas.
A partir de demanda apresentada pelo governador, na primeira reunião, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS-CE, apresentou cruzamento de indicadores criminais a partir do georreferenciamento de ocorrências em determinados territórios. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, destacou a importância da territorialização das ações integradas entre as mais diversas áreas do Governo.
“Apontamos regiões onde poderia haver uma atuação melhor da SSPDS e das suas vinculadas, bem como das outras secretarias, para que tenhamos uma execução mais eficaz das ações do Estado, via segurança pública, mas também por meio de ações sociais e de prestação de outros serviços, como educação, saúde, esporte, juventude ou de geração de trabalho e renda. O objetivo de fortalecer essa integração é que a gente consiga atender a população jovem e trazer mais segurança, paz, tranquilidade e sensação de segurança para toda a população em todo o estado do Ceará, especificamente, iniciando nessas áreas que serão definidas”, explicou Samuel Elânio.