Com o objetivo de garantir um processo eleitoral seguro e tranquilo no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) dará início à Operação Eleição 2024 neste final de semana. Serão mobilizados 21.560 agentes em um esforço integrado, que começa no sábado (5) e se intensifica no domingo (6), durante o primeiro turno das eleições municipais. A operação abrange todos os 184 municípios do estado, com atuação conjunta da SSPDS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Regional Eleitoral e outros órgãos parceiros.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (2), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foram apresentados os detalhes da operação. O governador Elmano de Freitas acompanhou o embarque de parte do efetivo extra da Polícia Militar, que reforçará a segurança no interior do estado. Ao todo, 18.275 policiais militares serão distribuídos em todas as cidades cearenses, e um contingente de 1.274 militares já foi deslocado para municípios do interior. Na última segunda-feira (30), 326 militares seguiram para 39 cidades.
“O reforço policial tem a missão de garantir a tranquilidade em um momento tão fundamental para o processo democrático”, afirmou o governador, desejando sucesso aos agentes na operação.
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros reforçam efetivo
A Polícia Civil também terá presença massiva, com 1.776 profissionais atuando no fim de semana eleitoral. Uma novidade é o reforço adicional do efetivo, que estará em funcionamento ininterrupto por 36 horas, das 8h de sábado até as 20h de domingo. Serão 81 delegacias abertas durante a operação, um aumento de 138% em comparação com as eleições de 2022.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Perícia Forense (Pefoce) também participarão da operação, com 586 e 244 profissionais, respectivamente, prontos para prestar suporte em eventuais emergências.
Apoio aéreo e monitoramento em tempo real
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) disponibilizará cinco aeronaves que prestarão suporte aéreo em todo o estado, com bases operando em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. As aeronaves atuarão no monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, além de oferecerem suporte no combate a crimes e, se necessário, no atendimento aeromédico.
No domingo, será ativado o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que acompanhará em tempo real as ocorrências relacionadas à operação. O GGEC, composto por coordenadores das forças de segurança, visa garantir a rápida tomada de decisões em caso de emergências.
Como denunciar irregularidades
A população pode colaborar com as autoridades denunciando irregularidades ou crimes eleitorais. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp, no número (85) 3101-0181, onde é possível enviar mensagens, áudios, vídeos e fotos. O anonimato e o sigilo são garantidos. Também é possível utilizar o serviço online de denúncia, disponível no site: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.