Nesta segunda-feira (12), cearenses compareceram ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para recuperar celulares por meio do programa “Meu Celular“, uma iniciativa do Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas aproveitou a ocasião para apresentar um balanço do programa, que desde seu lançamento em abril deste ano, já recuperou 2.700 aparelhos, dos quais 2.230 foram devolvidos aos proprietários.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Agradeço às Forças de Segurança do Estado e ao Poder Judiciário, que têm permitido que esses celulares retornem aos seus legítimos donos. Ver a alegria de trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes ainda pagando pelo aparelho, ao receberem de volta o que lhes foi tirado é algo impagável”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante a entrega dos aparelhos.
O “Meu Celular”, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visa auxiliar na recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa integra uma plataforma digital com operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE) para localizar e devolver os aparelhos.
A identificação dos proprietários dos aparelhos se dá por meio de investigações da Polícia Civil, conduzidas pelo setor de Inteligência, que cruza informações fornecidas por operadoras de telefonia e Boletins de Ocorrência (BOs). Nos municípios do interior do estado, os celulares recuperados são entregues diretamente nas delegacias locais.
Os aparelhos recuperados foram apreendidos durante diversas operações, muitas vezes vinculadas a investigações de outros crimes. Após as apreensões, a PCCE realiza uma triagem no Sistema de Informação Policial (SIP), identificando os proprietários para a restituição dos celulares.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância do programa no combate ao crime no Ceará, especialmente no desmantelamento de redes criminosas e na conscientização sobre a compra de celulares de procedência duvidosa. “A orientação é clara: desconfie de qualquer aparelho oferecido por um preço muito abaixo do mercado”, alertou Roberto Sá.
Cadastro no Meu Celular
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Ceará para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).
Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.