Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Mais de 50% das vagas dos Centros de Idiomas estão ociosas no CE

As unidades de Juazeiro do Norte, Crateús, Itapipoca e Iguatu foram projetadas para atender até 4.900 alunos. Porém, alguns fatores, como a evasão escolar, fazem com que o número de vagas ociosas chegue a 2.112

14 de novembro de 2019
Mais de 50% das vagas dos Centros de Idiomas estão ociosas no CE

Para especialistas, dominar um segundo idioma traz diversos benefícios Ao todo, o interior conta com quatro CCIs

PUBLICIDADE

A oferta de cursos gratuitos de inglês e espanhol torna mais acessível este aprendizado que, por muito tempo, esteve segregado a algumas camadas sociais. Para promover o ensino, foram criados, no ano passado, Centros Cearenses de Idiomas (CCIs). Em Crateús, Itapipoca e Iguatu os equipamentos foram projetados para atender até 1.050 alunos por unidade. Em Juazeiro do Norte o número sobe para 1.750. Porém, diferentes fatores fazem com que partes dessas vagas não sejam totalmente preenchidas.

No CCI de Iguatu, na região Centro-Sul, a unidade conta com apenas 307 alunos matriculados nos dois cursos: Inglês (254) e Espanhol (53). Segundo Sirlânia Ferreira, secretária escolar do CCI, o número reduzido na procura pode ter mais de um sintoma. “Iguatu tem muitas escolas de tempo integral e isso faz com que a demanda seja maior no curso da noite. Nós não temos como atender todos”, explica.

Além disso, o fato do curso ser novo e “não ter tido inauguração”, fator que, segundo a secretária, ajuda na divulgação, faz com que “muitos pais ainda não saibam da existência do Centro”. Sirlânia pontua que, para solucionar o problema, a unidade está em contato com a Secretaria de Educação (Seduc) do Ceará para poder potencializar os cursos diurnos e ofertar o serviço a outros municípios a partir do próximo ano.

Vagas ociosas
Em Itapipoca e Crateús a realidade se repete. Segundo a diretora Analice Albuquerque, 721 estudantes estão matriculados em Itapipoca. Apesar de mais de 300 vagas estarem ociosas, ela pontua que o curso promove o “fortalecimento do currículo do ensino médio e a maior inserção no mercado de trabalho”. Em Crateús o total de vagas ociosas chega a 590 – são 460 jovens atendidos na unidade. As vagas ficam disponíveis para estudantes de escolas públicas a partir do 1º ano do Ensino Médio.

A diretora da unidade de Crateús, Naedja Pinheiro, destaca os benefícios do curso pela “ampliação do repertório cultural e linguístico dos jovens, em especial, aqueles que residem no interior do Estado”. Já o CCI de Juazeiro do Norte tem capacidade para atender 1.750 estudantes porém, o número de vagas ociosas ainda é grande: 450.

O coordenador pedagógico Marcos Aurélio justifica a vacância de tantas vagas pela evasão presente nesse período do ano. “Nós temos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os alunos que vão fazer o Enem geralmente acabam deixando o curso perto do Exame”.

Além disso, o coordenador pontua que “outros desistem porque precisam trabalhar ou têm dificuldade com as passagens”. A diretora da unidade, Rosa Maria Machado, destaca que o curso é um complemento ao desenvolvimento local do Município ligado ao turismo religioso. “Juazeiro do Norte é uma cidade desenvolvida e isso favorece bastante a entrada no mercado de trabalho, principalmente no turismo, que é muito forte”, pontua a diretora, que destaca a “inclusão social por meio da oportunidade para quem nunca teve acesso”.

Oportunidade
Para os que abraçaram a oportunidade, o resultado tem sido positivo. O estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, José Roberto de Araújo, 17, se desloca pelo menos duas vezes por semana do Sítio Timbaúba, distrito de Alencar, para cursar inglês em Iguatu. “A equipe foi na minha escola e anunciou o curso. Eu tive interesse, porque é bom para fazer o vestibular”, recorda o secundarista já projetando o futuro profissional: “quero ir pra área de Tecnologia e um novo idioma é bom porque a maior parte vem de fora do Brasil”.

Thalia Nunes de Oliveira, 18, vivencia realidade semelhante em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Ela conta que a expectativa para ingressar no mercado de trabalho aumentou após ingressar na unidade. “Eu quero ser professora de Inglês e depois que eu comecei o curso já surgiram oportunidades de trabalho. Quem tem um segundo idioma sai na frente e eu acho importante que todo mundo possa fazer o curso”, pontua.

Ela está matriculada no 2º ano do Ensino Médio e afirma os benefícios trazidos: “depois que comecei o curso, minha mente abriu para saber outras coisas”.

Mercado de Trabalho
O especialista em mercado de trabalho Antenor Tenório explica que a atualidade exige ainda mais interações culturais. “O interesse pessoal se alinha ao mercado de trabalho e daí vem a importância de novas culturas e experiências que acabam agregando o currículo”, detalha o especialista, explicando que os estudantes que têm essa experiência chegam ao mercado com a “cabeça aberta para inovação, protagonismo e defesa de direitos”, acredita o profissional.

De acordo com ele, a política dos Centros Cearenses de Idiomas é positiva. “Há uma deficiência grande já que nem todo mundo tem condições de pagar o curso”. Além de proporcionar novas experiências, a presença do segundo idioma no currículo tem um impacto considerável no aspecto salarial, considera o especialista.

Segundo Antenor Tenório, “em termos de salário médio, ter domínio de outra Língua acrescenta cerca de 30%”, explica o especialista, pontuando que “há uma limitação de empregos para a Capital e municípios da Região Metropolitana”.

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Obras de duplicação avançam na CE-293 e já chegam a 80% de conclusão
Ceará

Programa Sinalize recebe mais de R$ 230 milhões para pavimentação e sinalização em todo o Ceará

17 de dezembro de 2025
Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará
Ceará

Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

16 de dezembro de 2025
Governador Elmano de Freitas sanciona Refis 2025 com descontos de até 100% em juros e multas
Ceará

Ceará decreta ponto facultativo em 26 de dezembro para servidores estaduais

15 de dezembro de 2025
Polo automotivo do Ceará inicia operação e lança primeiros veículos elétricos produzidos no estado
Ceará

Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

15 de dezembro de 2025
Próximos
Novembro Azul: entenda por que o diagnóstico precoce do câncer de próstata faz a diferença

Novembro Azul: entenda por que o diagnóstico precoce do câncer de próstata faz a diferença

“Encontramus na Praça” traz duas apresentações musicais neste sábado (16), em Crato

"Encontramus na Praça" traz duas apresentações musicais neste sábado (16), em Crato

Advogada suspeita de envolvimento com facções criminosas é presa no Crato

Advogada suspeita de envolvimento com facções criminosas é presa no Crato

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat