O Governo do Ceará iniciou, nesta sexta-feira (8), a entrega de 25.787 tablets para estudantes da rede estadual em oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A cerimônia simbólica aconteceu no Ginásio Cazuzão, em Caucaia, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os dispositivos beneficiam alunos das cidades de Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, que estão sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1.
Ao todo, o Estado investiu mais de R$ 100 milhões para disponibilizar tablets a 228.676 estudantes em todo o Ceará. “É mais do que justo, é certo, que o recurso público oportunize um tablet para o estudante da escola pública”, afirmou o governador Elmano de Freitas, destacando que a medida fortalece a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual 99% dos alunos da rede estadual estão inscritos.
Segundo o governador, o investimento em tecnologia nas escolas complementa a proposta de uma educação integral e de qualidade. “Nós acreditamos em uma escola de tempo integral, qualificada, com professores capacitados, para que possamos dar a esses jovens, efetivamente, a oportunidade que eles merecem, a oportunidade de construir um projeto de vida com trabalho, com dignidade, com criatividade”, afirmou Elmano.
Os tablets são destinados aos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio e incluem chips de internet, visando expandir as possibilidades pedagógicas dentro e fora das salas de aula. Além de proporcionar inclusão digital, o uso dos dispositivos auxilia no acesso a ferramentas e conteúdos que enriquecem o aprendizado.
Investimento em tecnologia para professores
O Governo do Ceará também tem promovido a inclusão digital para professores. Em agosto, foram entregues 2.259 notebooks aos docentes da rede estadual, como parte de uma iniciativa maior que incluiu a aquisição de 29.800 máquinas. A ação integra o programa Ceará Educa Mais, que investiu R$ 50,27 milhões para reforçar o planejamento pedagógico e apoiar a prática docente, beneficiando o ensino e a aprendizagem.