Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Estudantes ocupam prédio da Unilab em ato contra suspensão de vestibular para pessoas trans

Segundo os alunos, intenção é permanecer na universidade até que um novo edital seja lançado. De acordo com a instituição, prova foi suspensa porque vai de encontro à Lei de Cotas

17 de julho de 2019
Estudantes ocupam prédio da Unilab em ato contra suspensão de vestibular para pessoas trans

Estudantes da Unilab no Ceará ocupam prédio da instituição desde a terça-feira (16) (Foto: Divulgação/ DCE Unilab)

PUBLICIDADE

Estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ocuparam o Campus da Liberdade, em Redenção, no Interior do Ceará, em protesto contra o cancelamento do vestibular exclusivo para pessoas transgêneras e intersexuais. O ato foi decidido em plenária realizada na noite de terça-feira (16), após a suspensão ser divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro por meio das redes sociais.

As inscrições para o vestibular haviam sido abertas no dia 15 de julho. Um dia depois, a prova foi cancelada. A Unilab havia ofertado 120 vagas em 15 cursos nos seus três campi, dois no Ceará e um na Bahia. Em resposta à suspensão, a instituição informou, em nota, que o edital do exame “vai de encontro à Lei de Cotas e aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e da ampla concorrência em seleções públicas”.

“A ideia é dar continuidade à ocupação até que tenhamos um novo edital publicado”, afirma a estudante Geyse Anne da Silva, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unilab.

Segundo um funcionário do setor administrativo da Universidade que preferiu não se identificar, ainda na noite de terça-feira (16) estudantes fizeram uma manifestação no Campus da Liberdade e passaram a noite em uma das salas da instituição.

O servidor afirmou que as aulas estão acontecendo normalmente, já que “a intenção dos estudantes é que, amanhã, a ocupação seja geral, fechando os três campi” da Unilab no Ceará (dois em Redenção e um em Acarape).

A assessoria de comunicação da Universidade, porém, afirmou ainda não ter conhecimento sobre a movimentação dos discentes, tampouco sobre alteração da rotina de atividades no campus.

Assembleia geral
Uma nota pública divulgada pelo DCE da Unilab convoca estudantes, professores e técnicos administrativos da universidade para se mobilizarem em assembleia geral que será realizada na quinta-feira (18), no Campus da Liberdade, em Redenção.

O texto se posiciona ainda contra o cancelamento do vestibular. “[A decisão] feriu a autonomia universitária para estabelecer seus próprios mecanismos de acesso. É mais um ataque transfóbico do presidente que visa perpetuar a exclusão deliberada de uma população extremamente marginalizada do acesso à educação.”

A Unilab porém, frisa em que o processo “visava à ocupação de vagas ociosas, que não foram preenchidas por editais regulares da Unilab, notadamente aqueles baseados no Enem/SiSU”.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar
Ceará

Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar

29 de janeiro de 2026
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 102 cidades do Ceará
Ceará

Inmet emite alerta laranja para 57 municípios do Ceará com risco de chuvas intensas

29 de janeiro de 2026
Mais de 100 cidades do Ceará têm ‘perigo’ de chuvas intensas até sexta-feira (8); veja locais
Ceará

Ceará tem todos os municípios sob risco de chuvas intensas até esta quinta-feira, segundo Funceme

28 de janeiro de 2026
🌧️ Cariri terá chuvas isoladas até sábado, prevê Funceme
Ceará

Ceará entra em alerta para chuvas e ventos intensos até quinta-feira, aponta Inmet

28 de janeiro de 2026
Próximos
Morador que tem poste dentro de casa teme que equipamento desabe sobre residências

Morador que tem poste dentro de casa teme que equipamento desabe sobre residências

PDT suspende Tabata Amaral e mais 7 deputados

PDT suspende Tabata Amaral e mais 7 deputados

Menina de 7 anos morre atropelada por moto em alta velocidade

Menina de 7 anos morre atropelada por moto em alta velocidade

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Brasil tem 62,6% da população acima do peso e 25,7% obesa, aponta pesquisa

  • Estudo aponta que tamanho do pênis humano pode ter evoluído por atração sexual e competição entre machos

  • Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar

  • Resultado do Sisu 2026 já está disponível e matrículas começam na próxima segunda-feira

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat