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Com 71% das obras concluídas, Transnordestina avança para impulsionar economia no Ceará

Ao lado do governador Elmano de Freitas, ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitou obras da ferrovia em Piquet Carneiro

14 de novembro de 2024
Com 71% das obras concluídas, Transnordestina avança para impulsionar economia no Ceará

(Foto: Helene Santos/Governo do Ceará)

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A ferrovia Transnordestina alcançou 71% de execução em sua Fase 1 e segue com recursos assegurados para acelerar as obras no Ceará. A garantia foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante visita técnica a Piquet Carneiro, no Sertão Central cearense, nesta quinta-feira (14). O ministro esteve acompanhado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pela vice-governadora Jade Romero, entre outras autoridades.

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Estratégica para a economia brasileira, a Transnordestina facilitará o escoamento de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minérios, aumentando a integração e rapidez no transporte de mercadorias pela região. Segundo Rui Costa, a obra, que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), é uma prioridade do governo federal. “O recurso está garantido; agora, o que precisamos é que a empresa contratada acelere todas as etapas. Acreditamos que um país continental como o Brasil necessita de uma infraestrutura logística robusta para garantir pleno desenvolvimento”, afirmou o ministro.

A previsão é que a Fase 1 da ferrovia seja concluída até 2027, com a Fase 2 finalizada até 2029. Para viabilizar o projeto, a ferrovia contará com um aporte de R$ 3,6 bilhões, por meio de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Na última semana, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou o Banco do Nordeste a firmar um aditivo junto à Transnordestina Logística (TLSA), empresa responsável pela construção do trecho que vai de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará.

(Foto: Helene Santos/Governo do Ceará)

O governador Elmano de Freitas destacou que a Transnordestina vai aumentar a produtividade e reduzir custos logísticos para setores estratégicos no estado. “Essa ferrovia é como se fossem 240 carretas emendadas. Ela possibilitará, por exemplo, o transporte de insumos para a bacia leiteira e o escoamento de produtos como soja e milho a preços mais acessíveis. Indústrias locais, como as fábricas de calçados, terão um frete reduzido, tornando-as mais competitivas e atraindo novas empresas para o Ceará, o Cariri e o Centro-Sul do estado”, afirmou.

A obra também prevê, na Fase 3, a integração com a ferrovia Norte-Sul, conectando portos nos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo. “O presidente Lula concluiu a Norte-Sul, e nossa ideia é unir as malhas ferroviária e portuária do país. Conectada à Norte-Sul, a Transnordestina permitirá que donos de carga escolham a opção logística mais econômica”, disse Rui Costa.

Impactos no desenvolvimento regional
Desde seu início, a construção da Transnordestina já movimentou mais de R$ 7,5 bilhões, gerando emprego e renda nas regiões por onde passa. A ferrovia, com extensão total de 1.206 km, atravessa 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE) e passando por Salgueiro (PE).

(Foto: Helene Santos/Governo do Ceará)

No Ceará, a linha principal da ferrovia terá 608 km e contemplará 28 municípios, com três terminais de carga previstos. Isso permitirá o atendimento a grandes produtores de grãos no Piauí, além de pequenos e médios agricultores e pecuaristas cearenses, reduzindo custos de transporte e aumentando a competitividade. Um dos terminais, focado no transporte de grãos, será construído na região entre Iguatu e Quixadá.

As obras da Fase 1, que abrangem o trecho de Paes Landim (PI) ao Porto do Pecém (CE), seguem com 71% de execução.

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