O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (11), da abertura do Proenergia Summit 2024, evento organizado pelo Sindienergia Ceará. Em sua sexta edição, o encontro debate o potencial energético do estado e suas projeções para o Brasil e o mundo.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, Elmano destacou o papel estratégico do estado no cenário nacional de energias renováveis: “O Ceará está na vanguarda das energias renováveis, e nosso objetivo é continuar atraindo investimentos para este setor, que é fundamental para a economia cearense. Este evento é crucial em um momento em que a transição energética é uma prioridade global”, afirmou o governador, ressaltando também o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda.
O Proenergia Summit 2024, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, inclui palestras e stands com inovações no campo da energia, focando especialmente na transição para fontes sustentáveis.
Crescimento no setor energético
O Ceará tem se destacado como um importante polo de energias renováveis. O governo já firmou 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para projetos voltados ao hidrogênio verde, dos quais seis evoluíram para pré-contratos no Complexo do Pecém. Até 2030, esses investimentos devem ultrapassar 17 bilhões de dólares, gerando mais de 80 mil empregos.
No setor de energia eólica, o estado conta com mais de 100 empreendimentos em operação, gerando 2.578 MW, e outros 72 projetos em desenvolvimento, com potencial para produzir 2.876 MW. Em energia solar, são 51 empreendimentos em operação com capacidade de 1.252 MW, além de outros projetos que somam 17.290 MW de potencial energético.
Por Aline Dantas