Com o fortalecimento de políticas públicas voltadas às camadas mais vulneráveis da população, o Ceará tem avançado significativamente no combate à pobreza extrema. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mais de 624 mil pessoas saíram da extrema pobreza nos últimos dois anos, reduzindo o índice estadual para 7,9% — o menor já registrado desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, em 2012.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Somente em 2025, mais de 135 mil pessoas superaram a situação de miséria, conforme aponta o levantamento. O governador Elmano de Freitas destacou o impacto das ações sociais promovidas pelo governo. “Esse é o resultado de muito trabalho e compromisso com quem mais precisa”, publicou em suas redes sociais. Ele também mencionou o programa Ceará Sem Fome, como uma das principais estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar.

Ceará Sem Fome: combate direto à fome no estado
O Ceará Sem Fome é um programa permanente com três frentes emergenciais:
🍛 Distribuição de mais de 125 mil refeições diárias em mais de 1.300 cozinhas;
💳 Cartão de R$ 300 mensais para cerca de 50 mil famílias em situação de insegurança alimentar;
📦 Campanhas solidárias que arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em eventos.
Além do atendimento emergencial, o programa também atua com foco no eixo +Qualificação e Renda, para promover inclusão produtiva e oportunidades de geração de renda formal ou via empreendedorismo.
Ações complementares ampliam rede de proteção
Outros programas do Governo do Ceará vêm contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais. Entre eles está o Cartão Mais Infância, que transfere R$ 100 mensais para famílias com crianças de 0 a 5 anos, assegurando a segurança alimentar na primeira infância.
Outro destaque é o Vale Gás Social, que desde 2020 já distribuiu mais de 2,5 milhões de tíquetes de gás de cozinha para famílias de baixa renda. O benefício é entregue três vezes ao ano a mais de 200 mil famílias cearenses.

As medidas compõem uma rede integrada de combate à pobreza e promoção da dignidade social. Segundo o Ipece, os resultados refletem a eficácia de políticas públicas focalizadas e a capacidade do estado de enfrentar desigualdades históricas de forma estruturante e contínua.
Por Bruno Rakowsky









