Uma parceria entre o Governo do Ceará, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e municípios resultou na certificação de 158 cidades cearenses com o Selo Unicef, reconhecimento pelos avanços em políticas públicas voltadas à infância e adolescência no período de 2021 a 2024. Esta edição foi considerada a mais bem-sucedida na história do Ceará, marcando um importante progresso social.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Melhor resultado em 25 anos
A vice-governadora Jade Romero celebrou a conquista como a maior na área de infância e adolescência no estado nas últimas duas décadas e meia. Ela destacou o impacto das políticas públicas no enfrentamento de desafios históricos.
“Essa articulação entre municípios, Unicef e Governo do Estado foi fundamental para superar obstáculos, especialmente relacionados à primeira infância. O Ceará conseguiu virar a página de um cenário que, décadas atrás, incluía desnutrição e vários outros desafios. Isso é fruto de investimentos contínuos e de diretrizes que permanecem, independentemente das gestões”, afirmou Jade.
Impactos positivos em saúde e educação
Os avanços se refletiram em indicadores concretos. A cobertura da Tríplice Viral D2 nos municípios certificados subiu de 63,8% para 90,2%, superando a média nacional. Além disso, 171 municípios adotaram a estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), promovida pelo Unicef, para acelerar a imunização infantil.
Na educação, a iniciativa Busca Ativa Escolar (BAE) garantiu que 176 municípios atingissem metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal.
Parceria de longa data
O secretário-executivo da Proteção Social, Sandro Camilo, representando a secretária Onélia Santana, enfatizou o impacto dessas políticas. “Investir em crianças e adolescentes é a única forma de transformar positivamente o Ceará. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, disse.
Com 25 anos de atuação no Ceará, o Unicef destaca o estado como uma referência nacional no cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, elogiou a parceria:
“Entre os 933 municípios brasileiros certificados, 158 estão no Ceará. Este estado é onde o Selo Unicef está há mais tempo, e é especial ver esse resultado. Essa história de parceria mostra o que é possível alcançar com determinação”, afirmou.