O Governo do Ceará lançou nesta sexta-feira (1º) o primeiro Plano Estadual da Primeira Infância, um marco nas políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos. A cerimônia de assinatura do decreto ocorreu no Palácio da Abolição e contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da vice-governadora e secretária da Proteção Social do Estado, Jade Romero. A publicação oficial do decreto está prevista para o mesmo dia no Diário Oficial do Estado (DOE).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
📋 O plano atende ao Marco Legal da Primeira Infância (2016) e articula ações entre o poder público estadual, os municípios e a sociedade civil, com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral da criança.
🗣️ “Amor, cuidado e ausência de violência são a base”
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da família e da integração das políticas públicas para garantir um ambiente saudável para o crescimento das crianças.

“O elemento central para o avanço da nossa política é que o ambiente familiar não tenha violência, tenha amor e cuidado com nossas crianças. Por isso é importante todo o trabalho que é feito pelos conselhos tutelares e pelos assistentes sociais. E ter um plano é muito importante para isso, porque a gente prevê como vamos integrar nossas políticas e fazer ações conjuntas”, afirmou.

O governador também agradeceu o engajamento de prefeitos, representantes de entidades e profissionais dedicados à causa da infância. “Não tenho nenhuma dúvida de que a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, menos violenta e com mais empatia acontece pelo cuidado das nossas crianças nos dias de hoje”, completou.
💬 Jade Romero: “Compromisso de toda a sociedade”
A vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero, classificou a assinatura do plano como uma conquista coletiva.

“O compromisso com a primeira infância não pode ser apenas dos secretários de assistência ou dos prefeitos. Esse compromisso deve ser de toda a sociedade. Nós devemos ser instrumentos para levar informação, políticas públicas, equipamentos e ações que deem oportunidades a essas crianças e suas famílias.”
🎯 Metas do Plano
O Plano Estadual da Primeira Infância tem como diretrizes principais:
👶 Redução da mortalidade infantil
🏫 Ampliação da cobertura de creches e universalização da pré-escola
🍲 Redução da insegurança alimentar
♿ Ampliação do atendimento a crianças com deficiência
As ações serão coordenadas entre 15 secretarias estaduais que integram o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI).
👨👩👧👦 Formação sobre parentalidade e masculinidades
Outro ponto de destaque foi o anúncio da capacitação de cerca de 560 profissionais da Assistência Social do Estado e dos CRAS dos 184 municípios cearenses, em parceria com o Instituto Promundo. A formação terá como foco “Parentalidades e Masculinidades”.
“Essa será uma ação estratégica de fortalecimento das famílias, mas, sobretudo, trazendo o olhar e a importância da presença dos pais”, pontuou Jade Romero.
As formações acontecerão em oito municípios: Fortaleza, Barbalha, Cedro, Itarema, Sobral, Tauá, Quixadá e Aracati, atendendo às 14 Regiões de Planejamento do Estado.
🌱 Agosto Verde: Paternidade ativa em pauta
A cerimônia também marcou o início do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância. Neste ano, o tema é “Paternidade Ativa”, com ações de mobilização e conscientização sobre o papel dos pais no desenvolvimento infantil.
Entre as iniciativas previstas:
• Formações e campanhas educativas
• Ações nos jogos no Castelão
• Dia D no Parque do Cocó
• I Mostra da Primeira Infância, na Cidade Mais Infância

🧩 Políticas já em curso
O plano consolida uma série de políticas que já vêm sendo executadas no Ceará:
• Ceará TEAcolhe: atendimento psicossocial e jurídico a mães atípicas
• Criança Feliz: mais de 11,2 milhões de visitas domiciliares
• Mais Nutrição: combate ao desperdício de alimentos
• Casa da Criança e do Adolescente
• Mais Infância Ceará: R$ 193 milhões investidos só em 2025
📍 Desde 2023, o Governo já entregou 785 equipamentos voltados à infância, como Brinquedopraças, Brinquedocreches, Praças Mais Infância e Complexos Mais Infância.
Em relação aos Centros de Educação Infantil (CEIs), já são 66 unidades entregues na atual gestão.
Por Heloísa Mendelshon










