O Ceará enfrenta uma onda de calor desde o último domingo (23), com temperaturas acima da média em diversas cidades do estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse cenário pode se manter até a próxima terça-feira (25), principalmente em municípios da Faixa Litorânea e do Centro-Sul, onde os termômetros podem registrar de 1°C a 3°C acima da normalidade.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o meteorologista Lucas Fumagalli, da Funceme, a estabilidade do tempo está relacionada ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema responsável pelas chuvas nesta época do ano.
“A ZCIT está localizada agora a cerca de 2°N e 3°N, distante do estado, favorecendo o predomínio do tempo estável”, explicou Fumagalli.
A ZCIT é uma faixa semi-permanente de nebulosidade que atua próxima à linha do Equador e influencia a formação de nuvens de chuva. Com seu deslocamento para o norte, o Ceará experimenta dias mais quentes e secos.
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda-feira (24), a Funceme prevê chuvas isoladas apenas nas regiões da Ibiapaba, Litoral Norte e norte do Sertão Central e Inhamuns. Essas precipitações devem ocorrer devido à formação de áreas de instabilidade associadas a fatores como brisa, relevo e interação entre temperatura e umidade.
Temperaturas esperadas:
Fortaleza e RMF: entre 31°C e 33°C, com ventos moderados de 10 km/h a 25 km/h
Litoral de Fortaleza, Litoral da Jaguaribana, Cariri e Centro-Sul do Sertão Central e Inhamuns: tendência de temperaturas acima da normalidade
“Essas temperaturas à tarde podem subir bastante”, alertou o meteorologista Lucas Fumagalli.
A recomendação é para que a população se hidrate bem e evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.
Por Nicolas Uchoa