O Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios nos cinco primeiros meses do ano. De janeiro a maio de 2019, foram 934 assassinatos no estado, 1.065 a menos que no mesmo período do ano passado.
Os dados são do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A redução no número de mortes no Ceará ocorre desde 2017, quando o estado teve um ano com o recorde no número de assassinatos.
Conforme especialistas ouvidos pelo G1, o número recorde de homicídios e a onda de ataques ocorridas no início do ano levaram o estado a adotar uma postura mais rígida no combate ao crime, especialmente dentro dos presídios, de onde partem as ordens para os crimes.
Em todo o Brasil, houve 3.521 assassinatos em maio deste ano, contra 4.327 no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os cinco meses, foram 17.907 mortes violentas — 5,1 mil a menos que o registrado nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2018.
A tendência de queda havia sido antecipada no primeiro bimestre, que também teve o Ceará como o estado que mais reduziu a violência.
Fonte: G1 CE