Nesta sexta-feira (27), em evento realizado na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, nas presenças de agricultores participantes do Programa Agroamigo, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o governador Elmano de Freitas assinaram um termo de compromisso com o intuito de executar R$ 1.845.000,00 de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), disponibilizados pelo MDS ao Ceará para a aquisição de alimentos destinados exclusivamente a abastecer as unidades produtivas do Programa Cozinha Solidária, que busca combater a fome e a insegurança alimentar e nutricional. No total, o MDS projeta disponibilizar cerca de R$ 25 milhões do PAA para apoiar o abastecimento de cozinhas solidárias.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Para o governador Elmano, “esse protocolo nos coloca de frente com o desafio de, efetivamente, sermos solidários com quem passa fome, com quem não tem oportunidades, que precisa de uma ação imediata do Estado brasileiro”.
Mas, para além das ações, o chefe do Executivo cearense observou que a meta a ser perseguida é a superação da pobreza. “Não queremos sonhar pequeno, não chegamos aqui para fazer projetos que não tenham ousadia. Queremos fazer mais que acolher as pessoas e ajudá-las a superar fome, mas garantir um processo político, econômico no país e nos estados para que essas pessoas tenham oportunidade de sair da pobreza”, destacou.
Na sua visão, o empreendedorismo é uma das principais alternativas para a superação da pobreza e defendeu, em paralelo às ações imediatas, via programas como o Bolsa Família e o Ceará Sem Fome, o desenvolvimento de um trabalho de capacitação das famílias atendidas e o “fornecimento de crédito, num patamar de juro razoável”, para que invistam e que o negócio seja viável. “Esse sim é um caminho extraordinário para superarmos a extrema pobreza e a pobreza em nosso estado”, afirmou.
A primeira-dama Lia de Freitas agradeceu ao ministro e ao governador Elmano de Freitas pelo repasse de recursos para a compra de insumos para a produção das refeições nas cozinhas do Ceará Sem Fome. Referindo-se aos que atuam no âmbito do programa, comentou que uma indagação é permanente entre as equipes: “como é que a gente produz tanto e tem tanta mesa e pratos vazios?” Nas suas palavras, “a parceira com o MDS é importantíssima e, em breve, vem boas novas para as cozinhas, numa segunda fase do programa, que será para trazer mais capacitação, criar oportunidades e aumentando os recursos, para, a partir das cozinhas, dar condições para que as famílias possam comprar o próprio alimento”.
A titular da Secretaria de Proteção Social, Onélia Santana, na mesma linha de raciocínio, destacou a importância de apoiar a independência financeira das famílias, que atualmente dependem de programas sociais para sobreviverem. Destacou os programas criados pelo ex-governador Camilo Santana, que foram não apenas mantidos, mas ampliados pelo governador Elmano, notadamente, os voltados para a qualificação profissional, com vistas a proporcionar autonomia econômica às famílias e não apenas a solução de carências imediatas, como a necessidade da alimentação.