Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Caso João Gabriel: laudo aponta causa da morte da criança

O influenciador digital Paulo Henrique, irmão da criança, mantém a denúncia de que houve negligência médica. O caso segue em investigação pela Polícia Civil

3 de maio de 2022
Criança de 3 anos morre após ser liberada 2 vezes de hospital em Itatira

A família de João Gabriel Sousa da Silva, de 3 anos, denuncia que houve negligência médica no atendimento da criança no hospital de Itatira, no interior do Ceará (Foto: Reprodução/Instagram)

PUBLICIDADE

O laudo cadavérico do menino João Gabriel, de 3 anos, que morreu após ser liberado duas vezes do hospital municipal de Itatira, no interior do Ceará, foi divulgado nesta segunda-feira (2) e apontou que a morte da criança foi causada por um choque séptico ocasionado por complicações de pneumonia aguda bilateral. A família soube do resultado por meio de uma entrevista que o delegado do caso deu a uma rádio da cidade.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

O irmão do menino, o influenciador digital Paulo Henrique, narrou a saga da família em busca de atendimento para o garoto. Em uma série de stories, ele mostrou desde os primeiros atendimentos até o anúncio da morte do menino. O jovem mantém a denúncia de que houve negligência. O médico que atendeu a criança foi afastado e prestou depoimento à Polícia Civil no dia 25 de abril.

“Óbito em consequência de complicações de pneumonia aguda bilateral devida a Streptococcus pneumoniae. Outros diagnósticos: edema cerebral e necrose tubular aguda”, diz um trecho do laudo cadavérico emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Ainda de acordo com o documento, o exame detectou a bactéria Streptococcus pneumoniae, que está entre as principais causas da pneumonia e meningite, porém, há ausência de achados morfológicos compatíveis com meningite aguda.

“O crescimento de Streptococcus pneumoniae no exame de cultura de fragmento do pulmão, em fragmento do cérebro e o liquor e a sua detecção por PCR (reação em cadeia de polimerase) no liquor, no sangue e no fragmento de pulmão evidencia septecemia por este agente etiológico. Ausência de achados morfológicos macroscópicos e microscópicos compatíveis com meningite aguda.”

Em nota, a Polícia Civil do Ceará informa que recebeu o laudo acerca da morte de um menino de três anos, ocorrida no último dia 18 de abril em uma unidade de saúde, no município de Itatira. “A Delegacia Municipal de Itatira, unidade responsável pelo caso, segue com as oitivas e diligências acerca do caso”, disse a polícia.

Família soube do resultado do laudo pela imprensa
Conforme o advogado Igor Furtado, que representa a família de João Gabriel, os parentes da criança ficaram sabendo do resultado do laudo cadavérico no fim da manhã desta segunda-feira, através de uma entrevista que o delegado que investiga o caso deu para uma rádio da cidade.

Durante a entrevista, o delegado Gustavo Henrique, da Delegacia Municipal de Itatira, cita que o laudo constatou que a criança teve meningite. Versão que é contestada pela família e pelo que consta no documento.

Criança precisou de atendimento médico três vezes no Hospital Silva Guerra (Foto: Arquivo pessoal)

“Os familiares se sentiram constrangidos ao ter conhecimento de algo tão sério por meio da mídia. Inclusive, o próprio advogado tomou conhecimento primeiro pelas redes sociais e posteriormente pelo delegado”, disse Igor Furtado.

O advogado divulgou um vídeo falando sobre o caso, após o resultado do laudo ter se tornado público.

“O que está sendo apurado não é somente a causa-morte, mas todo o procedimento adotado desde o início, desde o primeiro atendimento desde o dia 17 de abril, por volta das 18h. Estamos tratrando do falecimento de uma criança de 3 anos de idade”, disse Igor.

Ainda conforme o advogado, ele fez novos requerimentos ao delegado, com a solicitação dos prontuários de atendimento da criança e o pedido para que outras pessoas sejam ouvidas.

Saga por atendimento
O influenciador digital irmão do menino descreveu a luta da família em busca de atendimento para o pequeno no Hospital Municipal, no Bairro Lagoa do Mato. Conforme o jovem, o irmão começou a passar mal no domingo (17), com febre e dor na garganta.

“Meu irmão estava com 39 graus de febre, levamos para o hospital no domingo. O médico atendeu, passou uma injeção, ele tomou a injeção e passou uns remédios para a minha mãe comprar e ela comprou. Ele tomou a injeção e nada da febre dele baixar, aí nós levamos para o enfermeiro. O enfermeiro deu um remédio que baixou a febre, ele melhorou mais e nós viemos para casa”, afirma o irmão da vítima.

Na madrugada de segunda-feira, a criança teve uma piora em casa e foi levada novamente para a unidade.

“Quando foi 1h da manhã meu irmão começou a gemer, falando de uma dor na barriga, a febre ficando muito alta de novo e nós levamos para o hospital novamente. Chegando lá, o vigia foi chamar o médico, o médico demorou mais de 30 minutos para descer. Ele passou mais duas injeções para o meu irmão, sendo que ele já tinha tomado uma, e a febre dele não baixou, estava em 38,1 graus e o médico mandou a gente vim para casa”, disse Paulo Henrique.

Conforme o irmão, a família retornou para casa com João Gabriel, que adormeceu. No mesmo dia, horas depois, o menino acordou pior.

“Quando ele chamou minha mãe ele já estava bem roxinho. Aí minha mãe deu entrada no hospital novamente com ele. Chegou lá o médico botou ele no soro. Quando foi 12h meu irmão começou a passar mal, tentaram reanimar, mas ele morreu”, relata o influenciador.

De acordo com o irmão, a família pediu para transferirem a criança para um hospital de Canindé, porém o menino morreu antes de ser transferido.

Comoção
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Itatira e com a Secretaria da Saúde da cidade sobre as declarações dadas pelo irmão durante o atendimento da criança, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.

A morte de João Gabriel comoveu moradores da cidade e de outros estados do país, que acompanham a rede social do irmão dele, com mais de 70 mil seguidores, que divulgou a hastag “justiçaporbiel”.

Personalidades também se manifestaram com pedido por justiça pela morte da criança, entre eles a apresentadora Adriane Galisteu, a ex-BBB Ana Paula Renault, a cantora Mara Pavanelly, entre outros.

João Gabriel foi sepultado no Cemitério da Lagoa do Mato com a presença de centenas de moradores da região.

Paulo Henrique postava diversas fotos com o irmão no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Saúde de Itatira:

“Lamentamos profundamente o falecimento do nosso João Gabriel Sousa da Silva, o Biel, estudante da rede de ensino de nosso município.

A secretaria de Saúde está tomando todas as providências e medidas para apurar o procedimento de atendimento a criança em nossa rede de saúde. Estamos apurando a conduta do médico e tomaremos todas as medidas cabíveis.

Afastamos temporariamente o médico que fez o atendimento a criança, e estamos acompanhando o caso, para que de forma justa e verdadeira possamos dar uma resposta a família e a nossa sociedade itatirense.

Sabemos que nada vai amenizar a dor da perda de uma criança cheia de vida e querida por todos, nos solidarizamos com a dor dos familiares e estamos buscando todos os meios cabíveis junto a órgãos responsáveis para apurar com exatidão o caso.

A família enlutada, nosso mais fraterno abraço e pêsames.”

Fonte: g1 CE

Revista Cariri Recomenda

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro
Ceará

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

6 de dezembro de 2025
Obras de duplicação avançam na CE-293 e já chegam a 80% de conclusão
Ceará

Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

5 de dezembro de 2025
Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF
Ceará

Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF

26 de novembro de 2025
Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens
Ceará

Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens

25 de novembro de 2025
Próximos
Câncer de pâncreas tem tratamento e cura, mas com diagnóstico precoce

Câncer de pâncreas tem tratamento e cura, mas com diagnóstico precoce

Carteira de trabalho digital: como fazer o cadastro no app para celular

Ceará gera 3,3 mil empregos em março; segundo melhor desempenho do NE e o 11º do Brasil

Repórter Marina Alves comemora em rede social sucesso de transplante de medula doada pela irmã: ‘Pegou’

Repórter Marina Alves comemora em rede social sucesso de transplante de medula doada pela irmã: 'Pegou'

Mais Lidas

  • Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais

    Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat