Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Camilo Santana visita laboratório da Uece que desenvolve vacina cearense contra a Covid-19

Pesquisadores aguardam liberação da Anvisa para darem início à fase de testes em humanos, que terá três etapas

14 de maio de 2021
Camilo Santana visita laboratório da Uece que desenvolve vacina cearense contra a Covid-19

(Foto: Camilo Gibaja/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é o responsável pelo desenvolvimento da vacina HH-120-Defenser, imunizante cearense que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser testado em humanos. Na manhã desta sexta-feira (14), o governador Camilo Santana foi até o local para conversar com os pesquisadores e conhecer o local onde está sendo alimentado o sonho cearense de produzir sua própria vacina contra a Covid-19.

A ida do chefe do Executivo estadual ao laboratório foi um gesto para dar visibilidade ao trabalho de muitos estudiosos que dedicam suas carreiras a pesquisar formas de melhorar a vida da população. “Estamos aqui para mostrar o papel da Ciência e da pesquisa da nossa Universidade. É através da Ciência e da pesquisa que se desenvolvem tecnologias e ações para salvar vidas, melhorar a economia e a vida das pessoas. Essa é a compreensão que o Estado tem ao investir na ciência e tecnologia”, enfatizou o governador.

O estudo da vacina cearense começou em abril de 2020, tendo como ponto de partida o conhecimento já existente sobre o coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS- CoV-2, e que já vem sendo utilizado há muito tempo e não tem potencial agressor em humanos, como explica a coordenadora do LBBM, Izabel Florindo Guedes. “É um vírus não infectante para humanos, mas ele induz a uma resposta de proteção. Faz com que as pessoas desenvolvam anticorpos, neutralizando o SARS-CoV-2, que é um vírus que ainda estamos aprendendo sobre ele”, comentou a professora imunologista.

(Foto: Camilo Gibaja/Governo do Ceará)

De acordo com Ney Carvalho, pesquisador do LBBM/Uece e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a “ideia foi justamente fazer uma vacina que pudesse ter um custo barato e consequentemente apresentar uma resposta imune satisfatória, e foi isso que aconteceu”. Ney conclui que a vacina já é muito estudada no mundo, mas com foco para uma outra área. “Agora a gente resolveu adotar dentro da área humana e os resultados têm sido promissores”, revela.

A HH-120-Defenser aguarda aprovação da Anvisa para iniciar o teste em humanos, que contará com três etapas: 100 pessoas adultas, de idade entre 18 e 60 anos, que não possuam comorbidades; pessoas com comorbidades que tenham mais de 60 anos; e, por fim, os testes em milhares de pessoas de variados perfis. A primeira fase da investigação foi feita em camundongos e concluída com sucesso. O governador comemorou o fato da solução para a pandemia poder ser encontrada dentro de casa. “Desde o ano passado que temos tentado comprar vacinas da Pfizer, Sputinik, da China, e agora temos a possibilidade de ter uma vacina produzida aqui no Ceará, com custo mais baixo, melhor aplicabilidade. Isso é Ciência, isso é pesquisa”, enalteceu.

Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará já está articulando com outros órgãos, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para construir uma corrente na área de pesquisa e desenvolvimento da vacina. O gestor estadual também citou outras pesquisas que estão em andamento na Uece e que podem ajudar no combate à pandemia, como a produção de um respirador e um teste rápido de baixo custo.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, reconheceu o papel da universidade neste momento difícil que a humanidade atravessa. “É um fato histórico. Há alguns anos que a gente lida com a Universidade Estadual e este é um momento muito peculiar por causa da pandemia. A universidade voltou-se para discutir e pesquisar esse vírus tão letal”, disse. O secretário destacou que o governador decidiu direcionar recursos do Fundo de Inovação Tecnológica para a pesquisa da vacina.

Pesquisa para melhorar a vida
A universidade pública é responsável por cerca de 90% das pesquisas desenvolvidas no Brasil. Para o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, o Estado tem um potencial imenso no desenvolvimento de novas ideias. “As nossas universidades estaduais, juntamente com todo o ecossistema de universidades que temos no Ceará, são uma preciosidade. Temos um hub de talentos e isso aqui é um exemplo concreto e objetivo da inteligência e engenhosidade que o cearense tem muito bem representado nas suas universidades”, elogiou.

Para o governador Camilo Santana, investindo nesses setores é que vamos conseguir avançar como sociedade e estado. “Todos as tecnologias e avanços saem de dentro das universidades, da pesquisa. É fundamental investir em ciência e tecnologia. Nenhum país se liberta sem investir em educação, ciência e tecnologia”, reforça.

(Foto: Camilo Gibaja/Governo do Ceará)

Na mesma linha, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), secretário da Saúde, mencionou o papel transformador da pesquisa na sociedade. “Aqui está plantada uma filosofia sobre o crédito de entender que a Ciência é capaz de produzir um estado forte. O Ceará não só valoriza as pessoas, mas valoriza o desenvolvimento através da produção do conhecimento, que é a única forma de transformar um estado mais igual, com mais equidade e mais acesso”, reconheceu.

Revista Cariri Recomenda

Obras de duplicação avançam na CE-293 e já chegam a 80% de conclusão
Ceará

Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

5 de dezembro de 2025
Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF
Ceará

Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF

26 de novembro de 2025
Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens
Ceará

Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens

25 de novembro de 2025
Cearense investigado por suposto vazamento do Enem nega fraude e diz que questões iguais foram “coincidência”
Ceará

Cearense investigado por suposto vazamento do Enem nega fraude e diz que questões iguais foram “coincidência”

24 de novembro de 2025
Próximos
Com redução na oferta de leitos, taxa de ocupação no Hospital Regional do Cariri ultrapassa os 90%

Covid-19: Região do Cariri está com ocupação de leitos de UTI acima de 93%

Se a CPI da Covid provar, Bolsonaro ‘será responsabilizado sim’, diz Renan

CPI da Covid: Renan diz ao STF que Pazuello é fundamental e pode ser preso se mentir

Brasil chega a 221 mil mortes causadas pela Covid-19

Após quase 1 mês, Brasil volta a registrar mais de 80 mil casos de Covid em 24h

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat