O governador do Ceará, Camilo Santana, deve anunciar na noite desta sexta-feira (19) se prorroga ou faz manutenção nas medidas de isolamento no estado. Se houver mudanças, ainda não foi informado se elas vão relaxar ou tornar ainda mais rígidas as regras em vigor. As medidas atuais valem até domingo (21).
A decisão será anunciada após reunião do comitê que define as políticas de enfrentamento à pandemia no Ceará. O comitê tem técnicos que avaliam a evolução da doença, além de membros do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e poder Judiciário.
No início da semana, o secretário do Planejamento e Orçamento do Ceará, Flávio Ataliba, disse que a abertura do comércio iria depender da redução de novos casos da Covid-19.
Conforme as medidas em vigor, apenas serviços considerados essenciais podem manter as atividades. São consideradas essenciais atividades como supermercados e farmácias. Bares e restaurantes devem permanecer fechados.
Aumento de mortes por Covid-19
As medidas entraram em vigor depois do aumento dos casos e mortes pela doença no Ceará. Nos primeiros 18 dias de março, a doença fez 958 vítimas. O número já supera o total dos 28 dias de fevereiro, quando 939 pessoas morreram com Covid-19 no estado.
Os dados da Secretaria da Saúde mostram também que as mortes pela Covid seguem em crescimento pelo quarto mês seguido. O mês mais letal da pandemia foi maio, quando quase quatro mil pessoas morreram na pandemia.
Apensar cerca de 2% dos cearenses tomaram duas doses da vacina, o suficiente para ficar imune a casos graves da Covid-19.
De acordo com a Secretaria da Saúde, 634.354 doses foram aplicadas no estado; 183.313 receberam a segunda dose.
Fonte: G1 CE