O professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta segunda-feira (19). Cândido Albuquerque foi o candidato com menor número de votos na consulta pública na universidade e o segundo colocado na lista tríplice realizada pelo Conselho Universitário (Consuni).
A nomeação foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A tomada de posse ao cargo será feita em Brasília, no Ministério da Educação.
Cândido Albuquerque sucede Henry de Holanda Campos, à frente da universidade desde abril de 2015 e cujo mandato encerrou na última semana.
Com a escolha por Cândido, Bolsonaro quebra mais uma vez a tradição de nomear o candidato com maior preferência na instituição de ensino. O então vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, foi o mais votado tanto na consulta pública a estudantes, docentes e servidores, com 7.772 votos, quanto na formação da lista tríplice pelo Consuni, com 25 votos. Cândido Albuquerque, por sua vez, recebeu 610 votos na consulta pública, e nove votos do Consuni.
A lei prevê que o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.
Perfil
Cândido Albuquerque é o então diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Ele se formou em direito em 1980 pela UFC, onde também concluiu o mestrado em Ordem Jurídica Constitucional e doutorado em Educação Brasileira.
Foi ainda presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na secção Ceará, entre 1995 e 1997. Em 1981, fundou o Cândido Albuquerque Advogados Associados, em Fortaleza.
Fonte: G1 CE