Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Atendimento Online do Plantão Coronavírus supera os 170 mil acessos

Criada pelo Governo do Ceará, a plataforma ajuda a detectar casos suspeitos de Covid-19 e oferece orientação especializada com profissionais de saúde

14 de maio de 2020
Atendimento Online do Plantão Coronavírus supera os 170 mil acessos
PUBLICIDADE

Para enfrentar o novo Coronavírus, o Governo do Ceará investe em novos canais de atendimento. Uma das principais ferramentas nessa estratégia é comunicar e acolher a população através da Plataforma de Atendimento Online de Saúde, que já recebeu 173.996 acessos desde o início de abril até esta terça-feira (13). Ela ajuda a detectar casos suspeitos de Covid-19 e oferece orientação especializada com profissionais de saúde.

O serviço ampliou seu alcance junto à população utilizando a tecnologia de chatbot. Projeto da Secretaria da Saúde e acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados, do Governo do Ceará, a ferramenta realiza atendimento online 24h com uma equipe de profissionais de saúde, depois que o usuário passa por triagem em conversa com um sistema de inteligência artificial.

“Em pouco mais de 40 dias de funcionamento, a plataforma já teve mais de 170 mil acessos. Houve um pico de aproximadamente 9 mil acessos em um só dia”, contabiliza Jessika Moreira, coordenadora geral do Íris, ao ressaltar o aumento expressivo de atendimentos após a ativação do canal.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, avalia que os resultados mostram que as pessoas estão procurando a ferramenta e que ela está sendo útil, inclusive para a triagem de casos graves, que não podem esperar. “Isso é uma mudança de cultura importante para as pessoas a partir de hoje entenderem que podemos fazer o atendimento com a telemedicina com a mesma qualidade. Obviamente que nos casos que precisam de exame físico a precisamos do paciente na unidade de saúde, mas muita pode ser resolvido através da teleconsulta”.

Perfil dos usuários
Jessika explica como funciona o atendimento: “Utilizando a tecnologia de chatbot, é realizada a triagem dos casos suspeitos. De acordo com as respostas do usuário, ele é classificado em categorias de risco. Cerca de 41% dos que acessaram relataram sintomas graves, relacionados à COVID-19. Todos os casos suspeitos da doença são encaminhados para o atendimento online com profissionais de saúde e poderão solicitar atestado médico ou prescrição de medicamentos.”

Os principais sintomas informados pelos usuários são mal-estar intenso, dor de cabeça, falta de ar e tosse. O público que procura ajuda através do Atendimento Online do Plantão Coronavírus é principalmente feminino (57,99%) e tem entre 30 e 39 anos. Em seguida estão os grupos de faixa etária entre 18 e 29 anos e 40 e 49 anos. Os idosos, considerados grupo de risco, têm participação pequena nessas estatísticas.

O tempo médio de espera para o início do atendimento com a equipe de saúde é de pouco mais de 2 minutos. Já a avaliação do atendimento da equipe é de 9,5. “A avaliação da equipe de saúde pode ser considerada exemplar neste tipo de atendimento online. Acompanhamos diariamente os indicadores de satisfação da população para garantirmos a qualidade na prestação do serviço”, pontuou Jessika Moreira.

Busca ativa a saúde mental
Sobre a ampliação dos serviços, Magda Almeida aponta que agora está sendo realizado o rastreamento de contatos, com busca ativa, a fim de que haja um acompanhamento mais próximo do estado de saúde da população. “Esses contatos estão recebendo mensagens para, diariamente, relatarem sobre a evolução dos sintomas para monitoramento.”, relata a secretária executiva.

O Governo do Ceará passou a disponibilizar também, desde o dia 22 de abril, atendimento online de saúde mental. Serviço organizado pela Coordenadoria de Saúde Mental da SESA, em parceria com a Residência Integrada de Saúde da Escola de Saúde Pública e com a Residência de Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana e do Município de Iguatu.

Revista Cariri Recomenda

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro
Ceará

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

6 de dezembro de 2025
Obras de duplicação avançam na CE-293 e já chegam a 80% de conclusão
Ceará

Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

5 de dezembro de 2025
Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF
Ceará

Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF

26 de novembro de 2025
Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens
Ceará

Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens

25 de novembro de 2025
Próximos
Captação de sangue caiu pela metade em Juazeiro do Norte durante pandemia

Captação de sangue caiu pela metade em Juazeiro do Norte durante pandemia

Governo do Ceará vai começar a distribuição do vale-gás em Crato; veja local e datas

Governo do Ceará vai começar a distribuição do vale-gás em Crato; veja local e datas

Ex-servidores têm pedido de auxílio emergencial negado por suposto vínculo com prefeitura do Crato

Ex-servidores têm pedido de auxílio emergencial negado por suposto vínculo com prefeitura do Crato

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat