Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

60 idosos morreram por Covid-19 em abrigos no Ceará

Do total, 52 aconteceram em instituições situadas em Fortaleza, até o dia 7 de agosto. Outros 35 óbitos são investigados

12 de agosto de 2020
60 idosos morreram por Covid-19 em abrigos no Ceará

Sessenta idosos morreram por Covid-19 em abrigos no Ceará

PUBLICIDADE

No Ceará, 60 idosos internados em instituições de longa permanência (ILPIs) morreram com causas relacionadas à infecção por Covid-19 do início da pandemia até 7 de agosto. Outros 35 óbitos são investigados. Os dados são de relatórios do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi).

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará atingiu 8.043 óbitos e 191.540 casos confirmados de Covid-19 até o fim da tarde desta terça-feira (11). Outros 86.304 casos seguem em investigação.

Em todo o Estado, existem 60 abrigos do tipo ativos, com 1.710 idosos – considerados um dos principais grupos de risco para a Covid-19. Contudo, na semana a que se refere o levantamento, 13 unidades deixaram de prestar informações sobre a doença.

Lar que acolhe 55 idosos está precisando de ajuda
Só em Fortaleza, são 52 óbitos. Do total, 20 dessas instituições estão na capital cearense, com 643 idosos. Elas passam por fiscalização da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O promotor de Justiça Hugo Porto observa que os dados registrados nos abrigos seguem a tendência no Estado, de forma geral.

“A fase aguda veio primeiro em Fortaleza. Aqui, tivemos uma série de circunstâncias. Com a ida do vírus para o interior, os índices começam a ficar elevados, a gente percebe por uma consequência lógica. Ainda que tenham sido estabelecido os protocolos, mesmo assim, com o contato dos colaboradores, houve uma maior incidência nas ILPIs do Cariri”, analisa.

O promotor coordena a área do idoso do Grupo Especial de Combate à Pandemia do Novo Coronavírus do MPCE e afirma que foram contabilizados, recentemente, 41 testes positivos para a Covid-19 em idosos internados em uma unidade de Juazeiro do Norte, o que reforça a interiorização da doença.

“A gente verificou que a unidade estava com ausência de álcool em gel, distanciamento… Fizemos uma série de orientações. O que a gente espera é que as ILPIs sigam as dinâmicas de cada região. As taxas de óbitos em instituições de longa permanência de idosos são bem menores do que na população em geral. A mortalidade é bem menor”, detalha Hugo Porto.

Estabilização
O Lar Torres de Melo, um dos mais tradicionais de Fortaleza, entrou nesta semana sem casos confirmados e suspeitos de Covid-19, de acordo com a gerente de saúde do abrigo, Acácia Torres de Melo, 62.

“A fase crítica foi o mês de maio. Depois, as coisas começaram a estabilizar. No total, tivemos 19 óbitos, infelizmente, mas desde o dia 20 de junho não registramos mais mortes”, explica.

Já chega a 139 a soma dos idosos suspeitos, confirmados e já recuperados da doença no Lar. “Estamos mantendo todos os cuidados com o uso de álcool em gel, máscara e ainda a restrição das visitas para manter esse quadro mais estável aqui dentro. Os familiares continuam se comunicando pelas redes sociais, com o apoio da assistência. Os estágios em saúde daqui também estão suspensos, para não gerar aglomeração”, garante Acácia.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar
Ceará

Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar

29 de janeiro de 2026
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 102 cidades do Ceará
Ceará

Inmet emite alerta laranja para 57 municípios do Ceará com risco de chuvas intensas

29 de janeiro de 2026
Mais de 100 cidades do Ceará têm ‘perigo’ de chuvas intensas até sexta-feira (8); veja locais
Ceará

Ceará tem todos os municípios sob risco de chuvas intensas até esta quinta-feira, segundo Funceme

28 de janeiro de 2026
🌧️ Cariri terá chuvas isoladas até sábado, prevê Funceme
Ceará

Ceará entra em alerta para chuvas e ventos intensos até quinta-feira, aponta Inmet

28 de janeiro de 2026
Próximos
Romaria mais antiga de Juazeiro, celebração de Nossa Senhora das Dores será em formato virtual

Romaria mais antiga de Juazeiro, celebração de Nossa Senhora das Dores será em formato virtual

Avó de Michelle Bolsonaro morre por complicações da Covid-19

Avó de Michelle Bolsonaro morre por complicações da Covid-19

Crato é a cidade do Cariri com mais casos de dengue, com 1.107 ocorrências apenas neste ano

Crato é a cidade do Cariri com mais casos de dengue, com 1.107 ocorrências apenas neste ano

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Vírus Nipah ameaça o Brasil? Veja o que diz o Ministério da Saúde

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat