O governador Elmano de Freitas realizou, nesta terça-feira (25), a entrega de 25 novas ambulâncias para municípios cearenses, reforçando a frota do Samu 192. A iniciativa foi viabilizada por meio do Novo PAC, em parceria com o Governo Federal, somando um investimento de R$ 7,22 milhões.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a solenidade, Elmano destacou a importância da renovação da frota para garantir um atendimento de emergência mais ágil e eficiente.
“Acredito que hoje devo três agradecimentos fundamentais: ao presidente Lula, que renovou 70% da frota do Samu em todo o país; aos profissionais de saúde que atuam nesses veículos e salvam vidas; e aos prefeitos e suas equipes de saúde, pois essa ação só é possível com o apoio dos municípios. No Ceará, temos uma relação republicana que nos permite avançar juntos na saúde e em outras áreas”, afirmou o governador.
Expansão do atendimento no Ceará
A entrega dos novos veículos faz parte de um processo contínuo de modernização do Samu 192 Ceará. No início de março, o Ministério da Saúde já havia enviado 42 ambulâncias, sendo 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA), ampliando ainda mais a capacidade de resposta do serviço.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, ressaltou o papel essencial das equipes que atuam no resgate e transporte de pacientes.
“A renovação do parque de ambulâncias foi possível graças à parceria com o Governo Federal. Trabalhar no Samu é uma missão de grande responsabilidade, e agradeço a todos os profissionais que se dedicam diariamente a salvar vidas”, destacou.

Municípios contemplados
Os 25 municípios beneficiados com as novas ambulâncias são:
Acaraú
Aiuaba
Aratuba
Aurora
Banabuiú
Beberibe
Capistrano
Cedro
Crato
Eusébio
Granja
Horizonte
Ibicuitinga
Icó
Iguatu
Itapajé
Jaguaretama
Maracanaú
Marco
Massapê
Mauriti
Missão Velha
Pereiro
Quixelô
Uruburetama
A superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda, reforçou a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para fortalecer a assistência médica no estado.
“Essa política pública do Governo Federal é essencial para garantir o atendimento de urgência mais próximo da população. É gratificante contribuir para o fortalecimento da saúde no Ceará”, afirmou.
Samu 192: serviço essencial no estado
Atuando há 17 anos no Ceará, o Samu 192 cobre 100% dos municípios cearenses e mantém equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. Em 2024, o serviço já realizou 106.824 atendimentos, sendo 25 mil ocorrências apenas neste ano.
O Samu 192 funciona 24 horas por dia e pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.
Por Bruno Rakowsky