Os 200 respiradores que o Governo do Ceará já havia anunciado na terça (5), durante entrevista ao Jornal das Dez, na Globo News, foram comprados de uma empresa na China e os equipamentos embarcarão no próximo dia 10 com destino ao Ceará, de acordo como informou Camilo Santana em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (7). No mesmo avião, também vem uma remessa de equipamentos de proteção individual.
Esta quinta-feira (7), o Ceará passou de 900 mortes por Covid-19 e mais de 13,8 mil casos da doença. Os dados foram atualizados na plataforma IntegraSUS às 18h11.
“Esses 200 respiradores virão da China junto com equipamentos de proteção individual, que serão embarcados no próximo dia 10. Estamos trazendo toneladas de equipamentos para que os profissionais possam trabalhar com segurança e possamos atender as pessoas nos hospitais do Estado”, disse Camilo.
Essa é a primeira remessa de respiradores compradas pelo Governo do Estado. Segundo Camilo Santana, faz parte das 700 unidades compradas uma empresa na China. O governador também mencionou a contratação de testes de identificação do coronavírus.
Os testes serão importantes para planejar as estratégias de combate. “O Ceará está entre os 3 estados do país que mais testa e estou fazendo a contratação de mais teste, porque quanto mais se testa, mais podemos nos preparar e fazer estratégias de combate”, disse.
Começa nessa 6a (8), em Fortaleza, o Decreto de Isolamento Social Rígido, com restrição de circulação de pessoas e veículos em vias e espaços públicos. Sei dos transtornos, mas tenham certeza que essas medidas, mais duras, são para proteger a nossa população e salvar vidas.
Posted by Camilo Santana on Thursday, May 7, 2020
Lockdown
Durante a live, Camilo também mencionou que, a partir da próxima sexta-feira (8), passam a valer as medidas mais rígidas de isolamento social em Fortaleza. Segundo ele equipes de fiscalização irão montar várias blitze pela cidade, além de seis barreiras de entrada e saída da capital cearense.
O governador afirmou que as medidas não tem a intenção de punir ninguém e visam reduzir a taxa de propagação do coronavírus no estado. O objetivo é “salvar vidas” e evitar o colapso do sistema estadual de saúde caso haja uma demanda muito grande por leitos hospitalares.
“Estamos aumento mais 100 leitos de UTI na capital até o final dessa semana. Setenta e oito respiradores já estão no Ceará e estão funcionando, mas se não diminuirmos a velocidade de propagação, o sistema vai estrangular e não queremos chegar no momento em que médicos terão de escolher quem vai receber o tratamento na UTI”, disse Camilo.
“A importância do isolamento é para garantir que a doença avança mais lentamente e garantir que as pessoas possam ser atendidas”, completou.
Por Samuel Quintela
Fonte: G1 CE