Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

11,71 acidentes com escorpiões são registrados por dia no Ceará

A proximidade do período de pré-estação chuvosa, onde ocorre o maior número de casos, acende um alerta de prevenção para a população. Nesse período, os animais buscam as casas como abrigo

13 de novembro de 2020
11,71 acidentes com escorpiões são registrados por dia no Ceará

Orientação em caso de picada de escorpião é lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde de emergência (Foto: Arquivo)

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) registrou 3.574 picadas de escorpiões de janeiro a outubro de 2020. Este número acompanha a tendência dos últimos cinco anos, onde as ocorrências superaram a marca de 3 mil. Com a proximidade do período de pré-estação chuvosa, entre dezembro e janeiro, a tendência é que os casos cresçam, pois nesta época os animais se deslocam para áreas mais quentes e acabam entrando nas casas.

Com 3.574, o Ceará tem uma média de 11,71 acidentes com escorpiões por dia, em 2020. O mês de janeiro, que antecede a estação chuvosa, lidera com 877 ocorrências, seguido por fevereiro, onde houve 651 casos, e março com 595. Por outro lado, o último mês de outubro teve o menor índice de picadas, somando 69.

Nos últimos cinco anos, o número de ocorrências cresceu no Ceará, passando de 2.882, em 2015, para 3.922 (2016), seguido para 4.284 (2017), 5.090 (2018) e 6.587 (2019). A menos de dois meses do fim do ano, dificilmente 2020 superará o ano passado, mesmo assim há preocupação. Segundo estimativa da própria Sesa, com base nos dados dos últimos anos, os incidentes envolvendo escorpiões representam 70% dos acidentes com animais peçonhentos no Estado.

O biólogo Dewison Silfarney explica que nos períodos mais quentes os escorpiões estão em processo reprodutivo e estarão dando à luz aos filhotes no período mais chuvoso. “Acontece que a maior parte destes animais vive em locais que acabam ficando inundados pela água e tendem a sair procurando novo abrigo e acabam encontrando com humanos e ocasionando acidentes”, descreve.

Esses aracnídeos podem ser encontrados em lugares variados, como esgotos, entulhos, cemitérios, bueiros ou dentro das casas. “Os animais já estão nas residências ou na região peridomiciliar. Quando tem as mudanças ambientais, tentam se realocar”, detalha o biólogo.

No Ceará, há duas espécies comuns “de interesse médico”, como classifica Dewison. A Tityus serrulatus (escorpião-amarelo), muito comum no Brasil, que só não ocorre na região Norte; e o Tityus stigmurus (escorpião-amarelo do Nordeste), que é originalmente do Nordeste, mas já se encontra em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. “Elas podem causar desde dor no local até óbitos, principalmente em crianças”, explica. “Temos outras espécies que trazem prejuízo a saúde humana, de cães e gatos, mas são estas as mais perigosas”, adverte.

Ao se deparar com um animal como este, o ideal é capturar vivo e realocar para uma área de floresta ou mata, mas muitas pessoas não tem habilidade e isso pode ocasionar outros acidentes. “Infelizmente, se não tem como coletar e realocar, terá que fazer o óbito do animal. Jogar álcool 70% nele pode ser uma alternativa. Ele se reproduz de uma forma peculiar e faz com que tenha uma população grande e, por isso, as chances de acidentes com criança e idosos são muito maiores”, detalha o especialista.

Cuidados
A prevenção é importante. “É preciso entender que eles são atraídos para ter abrigo e alimento. Onde tem calor, umidade, locais que acumulam lixo, condições de reprodução. Ideal é evitar entulho, acúmulo de lixo, evitar aparecimento de baratas, que são os principais alimentos dos escorpiões”, sugere o biólogo.

A Sesa orienta que é importante limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede, jardins, quintais e terrenos baldios. Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés é fundamental. Além de combater os insetos que são alimentos para escorpiões e aranhas.

Se for picado, Dewison ressalta que é importante coletar o animal, “de preferência inteiro. Isso vale para qualquer animal peçonhento”, reforça. A partir disso, levar para o hospital, onde vai ser identificada a melhor forma de tratamento. “Se for picado por uma outra espécie, já vai saber se precisa de soro antiescorpiônico. O fato de coletar, garante a vítima atendimento específico e mais rápido. Se tiver foto, também já ajuda muito”, completa.

Não se deve aplicar nenhum tipo de medicamento natural no local picado. A orientação é apenas lavar com água e sabão e seguir para o hospital. De preferência, com a amostra dele para ser identificada a espécie.

Segundo a Sesa, o Ceará possui unidades especializadas nas cinco macrorregiões de saúde do Estado: Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Hospital Regional Norte, em Sobral; e Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Além deles, a Maternidade Maria José, em Quixadá, e Hospital Regional Casa e Saúde de Russas também prestam o serviço. Nessas unidades, o paciente poderá receber doses de antiveneno, que é indicado apenas em casos moderados ou graves, cabendo ao médico fazer o diagnóstico.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro
Ceará

Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

6 de dezembro de 2025
Obras de duplicação avançam na CE-293 e já chegam a 80% de conclusão
Ceará

Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

5 de dezembro de 2025
Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF
Ceará

Governo do Ceará assegura R$ 77,5 milhões para ampliar serviços de saúde no interior e na RMF

26 de novembro de 2025
Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens
Ceará

Cearense que antecipou questões do Enem teria vazado mais dois itens da prova de 2025, revelam mensagens

25 de novembro de 2025
Próximos
Homem suspeito de agredir mãe e tia idosas é preso no Crato

Homem suspeito de agredir mãe e tia idosas é preso no Crato

Ceará ultrapassa 283 mil casos de Covid-19; as mortes chegam a 9.435​

Ceará ultrapassa 283 mil casos de Covid-19; as mortes chegam a 9.435​

Pesquisa Ibope em Juazeiro, votos válidos: Arnon Bezerra tem 40%; Glêdson, 28%; Nelinho, 23%

Pesquisa Ibope em Juazeiro, votos válidos: Arnon Bezerra tem 40%; Glêdson, 28%; Nelinho, 23%

Mais Lidas

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

    Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat