Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) ganharam mais prazo para realizar o pagamento da taxa de inscrição. O novo prazo vai até a próxima quarta-feira (6), segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Anteriormente, o vencimento estava previsto para 1º de agosto.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo o Inep, a prorrogação atende aos candidatos não isentos, que ainda não haviam quitado a taxa de inscrição. A data da aplicação da prova, no entanto, foi mantida para o dia 26 de outubro.
📘 Finalidade da avaliação
A PND tem como objetivo avaliar conhecimentos e habilidades de profissionais da Educação, com foco na seleção de professores para redes estaduais e municipais de ensino. Conforme o Inep, o exame poderá ser utilizado como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos para contratação de docentes.
Em nota, o instituto destacou que a edição de 2025 da prova teve adesão de 22 unidades da Federação e 1.508 municípios de todas as regiões do Brasil, incluindo 18 capitais.
👩🏫 Quem pode participar?
Além de estudantes concluintes inscritos no Enade 2025, a avaliação também poderá ser feita por profissionais formados em cursos de licenciatura que desejem participar de concursos públicos ou processos seletivos promovidos pela União, estados ou municípios que utilizem a PND como critério de admissão.
📑 Regras e estrutura
A prova é regulamentada pela Portaria nº 399/2025, que estabelece regras e procedimentos para a aplicação do exame. A avaliação terá a mesma matriz teórica do Enade voltada às licenciaturas, que, desde 2024, passou a ter enfoque mais específico na formação docente.
Segundo o Inep, a PND será aplicada anualmente, com o intuito de:
• Melhorar a qualidade da formação docente
• Estimular a realização de concursos públicos
• Induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino
A iniciativa integra o programa federal Mais Professores para o Brasil, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep.
Por Heloísa Mendelshon










