O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta terça-feira (14) a antecipação do calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU). O resultado do certame, previsto inicialmente para uma data posterior, será divulgado no dia 4 de fevereiro, antecipando o início do processo de convocação para os cursos de formação das vagas previstas nos blocos 1 a 7. Para o bloco 8, destinado a cargos de ensino médio, os aprovados não precisarão participar do curso de formação.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A informação foi confirmada pela ministra Esther Dweck durante uma coletiva de imprensa. Segundo a ministra, as listas de aprovados nas vagas especificadas no edital serão publicadas no mesmo dia, com orientações para os candidatos sobre os próximos passos.
“Em 4 de fevereiro, serão divulgadas as listas dos aprovados nas vagas já previstas no edital para todos os cargos. Na mesma data, aqueles que ainda precisam passar pela etapa do curso de formação serão convocados para iniciar o processo. Cada bloco tem suas especificidades, mas todos os detalhes estarão disponíveis para os candidatos na área do candidato,” declarou Esther Dweck.
Convocações e prazos de confirmação
Os candidatos terão dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar o interesse em participar da primeira convocação para os cursos de formação, processo que deverá ser realizado exclusivamente na área do candidato no site oficial do concurso.
O edital prevê a possibilidade de até três convocações para cada cargo, considerando a chance de inscrição em múltiplos cargos. As demais convocações estão programadas para os dias 11 e 18 de fevereiro, com prazos de dois dias para a manifestação de interesse em cada etapa.
A ministra destacou que, ao optar por participar do curso de formação de um cargo específico, o candidato será automaticamente eliminado das listas de classificação para cargos de menor preferência indicados durante a inscrição.
“Na área do candidato, ao ser chamado para um cargo, haverá uma mensagem perguntando se a pessoa deseja confirmar sua participação no curso de formação. Se confirmar, ela será matriculada e, automaticamente, retirada das listas de classificação para os cargos abaixo na preferência apresentada,” explicou a ministra.
Remuneração durante o curso de formação
Durante o período do curso de formação, os participantes receberão uma remuneração equivalente a 50% do salário-base do cargo escolhido. A medida visa garantir condições financeiras para que os candidatos possam se dedicar integralmente às atividades.
Por Nágela Cosme