Os Correios anunciaram nesta quarta-feira (11) que o Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) será responsável pela organização de seu próximo concurso público. A seleção contará com dois editais: um para cargos de nível médio (agente de Correios) e outro para nível superior (analista de Correios).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Ao todo, serão oferecidas 3.469 vagas, das quais 3.099 são para agentes de Correios, com salário inicial de R$ 2.429,26, e 369 para analistas de Correios, com salário inicial de R$ 6.872,48. Os editais, com mais detalhes sobre o processo seletivo, serão publicados ainda neste mês de setembro, incluindo as localidades onde as provas serão aplicadas.
A empresa informou que as contratações estão previstas para começar ainda em 2024. O concurso reserva 20% das vagas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.
As provas para o cargo de agente de Correios serão objetivas, abrangendo conhecimentos gerais e específicos, e terão caráter eliminatório e classificatório. Já os candidatos a analista de Correios farão, além da prova objetiva, uma prova discursiva com redação de texto dissertativo.
Com mais de 360 anos de existência e presente em todos os municípios brasileiros, os Correios são a maior rede de logística da América Latina, contando com mais de 10 mil agências e 87 mil empregados diretos. A realização deste concurso faz parte do esforço da estatal em reforçar seu quadro de funcionários para atender a crescente demanda dos serviços.
Por Bruno Rakowsky