Os 970 mil candidatos que participaram do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem consultar, a partir desta terça-feira (10), os cartões de resposta referentes à prova realizada no dia 18 de agosto. As imagens estão disponíveis na área do candidato, acessível pelo neste link, e no site do concurso.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Para visualizar o documento, é necessário utilizar a senha cadastrada no Portal Gov.br. A imagem exibida corresponde ao cartão oficial no qual os candidatos marcaram suas respostas durante a prova, o qual foi entregue ao fiscal ao término do exame. No entanto, o cartão não apresenta qualquer indicação sobre a correção das respostas ou eventuais questões impugnadas.
Como acessar o cartão de resposta
Os candidatos devem seguir o seguinte passo a passo para consultar o documento:
• Acesse o site oficial do concurso: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional
• Na página inicial, clique em “Área do Candidato“.
• Escolha a opção “Entrar com gov.br“.
• Informe o CPF e, em seguida, insira a senha para acessar a plataforma.
• Selecione “Área do Candidato” e acesse a aba “Cartão-Resposta“.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta etapa, os candidatos terão acesso apenas à imagem digitalizada do cartão-resposta. “A digitalização é uma medida de transparência, e o documento não apresenta anotações adicionais”, afirmou o órgão em nota oficial.
Em caso de erro na imagem, os candidatos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção, pelo e-mail cpnu@cesgranrio.org.br ou pelo telefone 0800-7012028, disponível das 9h às 17h.
Os candidatos que levaram para casa a folha de rascunho, após permanecerem até os 30 minutos finais das provas, podem compará-la com o cartão de resposta. Além disso, o cartão pode ser comparado com os gabaritos preliminares já divulgados.
O gabarito oficial, que inclui a resolução de eventuais questões impugnadas, será publicado em 8 de outubro. Segundo o MGI, todos os candidatos serão beneficiados caso alguma questão seja anulada. “O gabarito final, após a análise dos recursos, será divulgado conforme previsto em edital”, informou o ministério.
A digitalização dos cartões-resposta só foi possível após o retorno seguro das provas à sede da Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, graças a uma logística reversa organizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Ministério da Justiça e órgãos de segurança estaduais e municipais, com o apoio dos Correios.
O processo de transporte das provas começou no próprio dia 18 de agosto e foi monitorado por um esquema de segurança robusto, que garantiu a integridade dos documentos até a chegada à organizadora do concurso.
Maior concurso da história
O CNU, que contou com mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal, é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil. As provas foram aplicadas em 228 cidades, incluindo todas as capitais, distribuídas em 3.647 locais de exame, que contaram com 72.041 salas.
Os candidatos enfrentaram provas objetivas e discursivas em dois turnos, que começaram às 9h e terminaram às 18h, em um dia marcado por calor intenso e ansiedade. O resultado final do concurso será divulgado em 21 de novembro.
Por Bruno Rakowsky