O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (25) os novos dados sobre a relação candidato/vaga no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), após a ausência de mais de 1 milhão de inscritos. A alta taxa de abstenção afetou diretamente a concorrência por vagas, especialmente no nível médio, que registrou o maior percentual de faltas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os dados atualizados estão disponíveis no site do MGI, permitindo que os candidatos verifiquem a nova relação por blocos temáticos e por órgãos participantes. A ministra Esther Dweck já havia adiantado, logo após as provas, que o bloco 8, correspondente ao nível médio, registrou a maior abstenção. Esse bloco tinha a maior disputa por vaga no concurso.
Vagas e blocos temáticos
O CNPU oferece 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais, organizadas em oito blocos temáticos de acordo com a especialização ou formação dos candidatos. A divisão em blocos tem como objetivo garantir que as vagas sejam preenchidas por candidatos com perfis específicos, adequados às diferentes áreas de atuação.
Cadastro reserva e modelo inédito
O concurso, apelidado de “Enem dos Concursos”, traz um formato inédito, que inclui a formação de um banco de candidatos aprovados em lista de espera para futuras convocações. Cada bloco temático contará com um cadastro reserva, contendo o dobro do número de vagas imediatas, aumentando significativamente as chances de convocação dos aprovados.
Ao todo, serão 13.280 pessoas no banco de candidatos aprovados, que poderão ser chamados conforme surgirem novas oportunidades nos órgãos participantes.
Por Aline Dantas