Vídeos sobre pedreiro, caminhoneiro, barbeiro, fotógrafo e muitos outros. Praticamente todo mundo tem espaço no feed de Evoney Fernandes, tocantinense que todo dia viraliza na internet com uma publicação inédita. Na rede social, o criador de conteúdo se transforma no Seu Osmar, personagem engraçado, um tanto ignorante, mas que retrata com bom humor situações (im) prováveis que acontecem Brasil a fora.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Evoney tem 25 anos e já trabalhou na construção civil, como auxiliar de carpinteiro e técnico em ar-condicionado. Em outubro do ano passado ele decidiu investir na internet e teve um crescimento meteórico. De lá para cá, conquistou mais de de 1,2 milhão de seguidores nas duas principais redes sociais do momento: o Instagram e o TikTok.
Ver essa foto no Instagram
Mas qual é a receita que o fez bombar em tão pouco tempo?
“Eu uso uma linguagem que as pessoas entendem, se eu for falar de jornalista, eu vou falar por meio de uma linguagem que você vai se identificar. O personagem que eu criei, Seu Osmar, tem em toda a família no Brasil, tem na minha, tem na sua. É aquela pessoa um pouco ignorante, engraçada, tem sempre alguém daquele jeito”, diz ele ao explicar o rápido crescimento na web.
Em um dos vídeos, Seu Osmar é contratado como pedreiro. Ele passa confiança e diz que se garante no serviço pois é pedreiro, eletricista e encanador. Mas ao final surpreende: instala o chuveiro em cima do vaso sanitário. “Seu Osmar, você colocou tudo do mesmo lado da parede. Como eu vou tomar banho?”, questiona o contratante. Ele responde: “Sentado. Toma Seu banho aí. Tá no grale”.
Parece improvável, mas o banheiro onde as gravações foram feitas não é apenas um cenário montado.
“Eu passei uns dias em Goiânia na kitnet do meu irmão e vi que o banheiro era daquele jeito. Resolvi fazer o vídeo. Eu não faço roteiro, as ideias surgem naturalmente de acordo com situações que estou vivendo ou eu já vivi, como o caso do banheiro”.
Ver essa foto no Instagram
Seu Osmar, o personagem de milhões, está sempre com um chapéu de palha furado na cabeça aprontando por aí. Ao final do vídeo, ele não esquece de falar o bordão: ‘Tá no grale’. A ideia do nome e do jeito do homem rústico surgiu em homenagem ao avô de Evoney.
“É o nome do meu avô e o personagem tem as mesmas características: é valente e ignorante. O chapéu de palha é o símbolo do Seu Osmar”.
Outra cena que não falta nos vídeos de Evoney já é conhecida pelo público: Ao ser contratado, ele joga a carteira de trabalho na mesa para mostrar que é bom mesmo no que faz. Ao ser entrevistado para a vaga de motorista de caçamba, ele diz: “Assina essa cascavel aí, o resto é comigo”. A cena que se segue mostra um caminhão caindo de um penhasco.
Os vídeos alcançam milhares e até milhões de visualizações. O sucesso é tanto que Evoney chegou a ganhar cerca de R$ 50 mil seguidores em um único dia no TikTok.
“Os vídeos das profissões representam várias classes em todo o país. Por exemplo, praticamente todo caminhoneiro me conhece. O pessoal do som automotivo me conhece. Às vezes, você tem uma vizualização não tão alta, mas o pessoal baixa e manda o vídeo nos grupos de WhatstApp”.
Ver essa foto no Instagram
De técnico em ar-condicionado para criador de conteúdo
O jovem que atualmente faz milhares de pessoas sorrirem começou a trabalhar na construção civil. Ele conta que durante três anos atuou como técnico em ar-condicionado. Depois, deixou o emprego para montar o próprio negócio no mesmo ramo.
“Na época que eu trabalhava de carteira assinada, eu não fazia vídeos por falta de tempo. Depois que eu me tornei autônomo, sobrou tempo e eu comecei a fazer os vídeos. Isso foi em outubro do ano passado e no mês de dezembro eu já comecei a fazer dinheiro com a rede social. Com isso, em janeiro deste ano larguei a empresa para viver só da internet. O que eu ganho hoje é 8 ou 9 vezes a mais do que eu recebia antes”.
Evoney disse que começou a fazer conteúdo sobre o Tocantins e os endereços confusos de Palmas. Os primeiros não tiveram um grande alcance. Mas, pouco tempo depois, o influenciador começou a ganhar mais seguidores ao publicar um vídeo sobre o primeiro dia na casa da sogra.
“Começou a bombar em fevereiro deste ano, fiz vídeo na casa da sogra, deu 5 milhões de visualizações no TikTok. Depois desse, eu lancei um similar e estourou também e fui pegando a veia”.
Na visão de Evoney, o crescimento rápido é um reflexo da persistência dele. “Muita gente que passa três anos tentando e não consegue alcançar esse número. Isso reflete a minha persistência, quando eu entro para fazer uma coisa, eu entro para acontecer, não tem tempo ruim. Não fico pensando que vai dar errado. Essa expressividade em tão pouco tempo nada mais é que do que o reflexo da minha força de vontade”.
Ver essa foto no Instagram
Os sonhos do influenciador são altos. Ele deseja ser referência não só no Tocantins, mas também no país inteiro. O jovem, que já é chamado para fazer presença vip em cidades do estado, quer ainda mais. A meta é, até o final deste ano, começar com apresentações de stand up.
O jovem natural de São Bento do Tocantins, no interior do estado, disse que sente prazer em gravar os vídeos, no entanto, o que mais lhe deixa motivado é saber que faz a diferença e leva alegria para tantas pessoas.
“Eu gosto de ver o resultado do trabalho, ver que muita gente manda mensagem positiva dizendo que estava em um dia ruim, que sofre de depressão e ansiedade e os vídeos ajudam a melhorar o dia. Isso me motiva a continuar fazendo o meu trabalho”, concluiu.
Fonte: g1 Tocantins