Em resposta ao aumento da demanda por energia no Brasil, que se deu por conta da chegada de uma onda de calor que atinge diversas regiões do país, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou as usinas termoelétricas, que geralmente são utilizadas apenas quando os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis baixos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Vale lembrar que uma projeção realizada pelo próprio ONS apontava que a demanda por energia no país aumentaria em até 15,6% nesta semana. A informação foi dada por meio de uma comparação baseada no mesmo período do ano passado, ou seja, entre os dias 11 e 17 de novembro de 2022.
Neste mês, a carga de energia elétrica do país deve atingir cerca de 79,8 mil megawatts médios (MWmed), o que resultaria em uma variação positiva média de 11% na comparação com os 71 mil MWmed registrados em novembro de 2022.
“As previsões são de elevação nas temperaturas médias em grande parte do país, condição que tem impacto na carga”, aponta o boletim mais recente da instituição. Vale lembrar que a projeção citada foi feita por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Criado em 1998, o ONS é uma instituição privada sem fins lucrativos. Ele é responsável pela coordenação e pelo controle das instalações de geração e transmissão de eletricidade do SIN.