A freira Inah Canabarro Lucas, considerada oficialmente a pessoa mais velha do mundo, morreu na última quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS). Ela tinha 116 anos e 326 dias de vida. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com seu falecimento, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser da inglesa Ethel Caterham, de 115 anos e 252 dias, conforme dados do ranking da LongeviQuest, organização que certifica a idade de supercentenários.
📜 Reconhecimento internacional
Inah foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo em janeiro deste ano, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu em 29 de dezembro de 2024.
Sua longevidade chamou atenção de entidades internacionais, e ela passou a figurar nas listas dos supercentenários com documentação verificada.

👵 Quem foi Inah Canabarro Lucas
Inah nasceu em 8 de junho de 1908, no município de São Francisco de Assis (RS). Inicialmente, dizia ter nascido em 27 de maio de 1908, mas pesquisas confirmaram a data correta como sendo 11 dias depois.
👶 De corpo muito magro ao nascer, familiares duvidavam de sua sobrevivência. No entanto, superou todas as expectativas e viveu mais de um século.
👩🦳 Ela viveu seus últimos anos na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, onde mantinha uma rotina serena e espiritual.
⚽ Inah era torcedora do Internacional e declarava o futebol como uma de suas grandes paixões.
🙏 Fé e longevidade
Em 2018, ao completar 110 anos, Inah recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco, que foi celebrada com grande alegria pela Congregação.
🗣️ Em entrevistas, ela creditava sua longevidade à fé: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, disse, referindo-se a Deus.
📌 Nova detentora do título
Com a morte de Inah, a britânica Ethel Caterham, residente de Surrey, na Inglaterra, assume a posição de pessoa viva mais velha do mundo, com 115 anos e 252 dias, segundo a LongeviQuest.
Por Fernando Átila










