As denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes cresceram 195% no Brasil nos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O número de notificações recebidas pelo Disque 100 saltou de 6.380 em 2020 para 18.826 em 2024.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O aumento dos registros vem às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste domingo, 18 de maio. A data marca a luta pelos direitos infantojuvenis e lembra o brutal assassinato da menina Araceli Crespo, ocorrido em 1973, em Vitória (ES), aos 8 anos de idade.
🚨 Violência sexual atinge 13 crianças por hora no país
Segundo o Atlas da Violência 2025, lançado nesta semana pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 13 crianças e adolescentes são vítimas de violência — sexual, física ou psicológica — a cada hora no país. Isso representa mais de 115 mil vítimas por ano.
Apesar dos números alarmantes, a secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, pondera que o crescimento dos registros pode não refletir um aumento real de casos, mas sim uma maior visibilidade e disposição para denunciar.
“Com o aumento das campanhas, cada vez se fala mais do tema, as pessoas denunciam mais. Não necessariamente que acontece mais. Mas a gente atribui ao fato do aumento do número de campanhas, de canais de denúncia, de vários espaços estarem falando do tema”, explicou Figueiredo.
🌐 Crimes online e ações policiais
Com a intensificação do uso da internet, os crimes sexuais online contra menores tornaram-se uma preocupação crescente. Segundo a Polícia Federal, entre janeiro de 2022 e março de 2025, foram realizadas 2.233 operações contra delitos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil na internet.
Apenas entre janeiro e abril deste ano, 612 foragidos da Justiça por crimes sexuais contra crianças e adolescentes foram presos. No mesmo período, 113 vítimas foram resgatadas de situações de violência.
Autoridades relatam que policiais e promotores estão atuando infiltrados em plataformas como o Discord, a fim de identificar e punir criminosos que cometem violações como chantagem com fotos íntimas, indução à automutilação, estupro virtual e incitação ao suicídio.
📅 18 de Maio: 25 anos de mobilização nacional
A mobilização deste 18 de Maio marca a 25ª edição da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data homenageia Araceli Crespo, menina assassinada em 1973, cujo caso chocou o país e nunca teve punição definitiva para os acusados.
Por Nágela Cosme










