Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Moradores de Barbalha assistem ao desfile no Rio em homenagem à cidade em telões nas ruas

A cidade foi tema da Acadêmicos de Santa Cruz, escola de samba do Rio de Janeiro

23 de fevereiro de 2020
Moradores de Barbalha assistem ao desfile no Rio em homenagem à cidade em telões nas ruas

Dois telões foram montados em Barbalha para a população local acompanhar o desfile (Foto: Antônio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Nem mesmo a forte chuva impediu os barbalhenses de acompanhar a homenagem que a Acadêmicos de Santa Cruz fez à sua cidade na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (23). Trazendo o samba-enredo “Santa Cruz de Barbalha – Um Conto Popular no Cariri”, a escola de samba foi a quarta a desfilar no segundo dia pela Série A, que dá acesso ao Grupo Especial do carnaval carioca.

Dois telões foram montados em Barbalha para a população local acompanhar o desfile. O primeiro, foi colocado na Rua Padre Correia, no bairro do Rosário, já o segundo no Calçadão, vizinho à Praça Figueira Sampaio, no Centro da Cidade. Outra estrutura também foi instalada em Juazeiro do Norte, cidade vizinha, na Praça Padre Cícero.

Cerca de 30 pessoas da cidade de Barbalha marcaram presença no Rio de Janeiro (Foto: Adriano Duarte)

A concentração começou a partir das 22 horas e foi madrugada adentro. A forte chuva em Barbalha começou exatamente no horário em que a Santa Cruz entrou na avenida, por volta de 1h45. Mesmo assim, muitos fizeram questão de se molhar, cantar e dançar. “Oh, moça solteira. Oh, pau da bandeira. Oh, moça solteira pede ao santo padroeiro um sinhô pra ser seu par”, entoavam o verso que acabaram de decorar.

A homenagem incluiu 22 alas, três alegorias e mais um elemento alegórico. O enredo falou sobre o folclore, a história, a religião, o cotidiano e as riquezas naturais do município. E assim como choveu em Barbalha, a Marquês de Sapucaí também recebeu muita água do céu, mas que não atrapalhou a apresentação, que durou 45 minutos.

A forte chuva em Barbalha começou exatamente no horário em que a Santa Cruz entrou na avenida, por volta de 1h45 (Foto: Antônio Rodrigues)

O desfile destacou elementos marcantes, como a cana-de-açúcar, importante para economia do município nos últimos três séculos; o soldadinho do Araripe, ave endêmica do Chapada do Araripe; a fé em Santo Antônio; o tradicional carregamento do pau da bandeira; a Igreja Matriz, entre outros.

Os empresários Luiz dos Santos e Marco Rosa, naturais de Santos (SP) e Rolante (RS), fizeram questão de organizar a transmissão no telão para os clientes do seu restaurante e também para a população que transitava pelo Centro da cidade. “Apesar de não sermos daqui, estamos vivenciando e fazendo parte dela. É importante transmitir para os barbalhenses um momento como este”, ressaltou Luiz, que mora na cidade há três anos.

(Foto: Antônio Rodrigues)

Gaúcho, Marco fez questão de prestigiar a cultura de Barbalha, cidade que o acolheu há 20 anos. “A cidade nunca viveu um momento como este”, reforçou o empresário, que se animou ao ver o pau da bandeira na TV. “A Santa Cruz tem se preparado de forma especial, abrangendo as principais crenças da região. Fala um pouco do Padre Cícero, a fé casamenteira. Pelo que nós conhecemos, foi uma boa representação. Levou não só o nome de Barbalha, mas do Cariri”, completa Luiz.

Nascido em Barbalha, o decorador AIlton Vieira se emocionou ao ver sua cidade no carnaval carioca e cantou, do início ao fim, o samba-enredo da Santa Cruz.

“Representou muito bem nossa cidade. Estamos muito orgulhosos de estar na Sapucaí. Fez jus a Barbalha. Me encantou muito a alegoria da Igreja Matriz. A Santa Cruz vai subir!”, decretou.

Mais de 30 pessoas de Barbalha foram ao Rio de Janeiro para participar do desfile, incluindo o prefeito Argemiro Sampaio, que destacou a forma que a agremiação contou a história da cidade, desde os engenhos até a festa de Santo Antônio. “Foi um desfile espetacular. A galera levantou, cantou nosso samba enredo. A música era fácil. A Santa Cruz merece todos os nossos parabéns”, enfatizou.

A advogada Socorro Luna com vestido assinado pelo estilista Ivanildo Nunes. Ela representou as solteironas de Santo Antônio, uma das tradições de Barbalha (Foto: Adriano Duarte)

Fundada em 18 de fevereiro de 1959, a Acadêmicos de Santa Cruz faz parte da Série A, da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), divisão de acesso ao Grupo Especial. A escola é sediada na zona oeste da cidade e traja as cores verde e branco.

Ao todo, 14 escolas lutam por uma vaga na elite do carnaval carioca. As duas últimas colocadas caem para o grupo que desfila na Avenida Intendente de Magalhães, na zona norte. A apuração das notas será realizada na quarta-feira de cinzas, logo após o fim dos resultados do Grupo Especial.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Elmano de Freitas anuncia pacote de R$ 309 milhões para fortalecer a agricultura familiar
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Próximos
Cid Gomes recebe alta hospitalar após ser baleado durante paralisação de PMs

Cid Gomes recebe alta hospitalar após ser baleado durante paralisação de PMs

‘Bolsonaro não tem condições morais de administrar o país. Está na hora de derrubar o governo’, diz Lobão

'Bolsonaro não tem condições morais de administrar o país. Está na hora de derrubar o governo', diz Lobão

Pedra se desprende de serra e chega a rolar por cerca de seis metros por rua

Pedra se desprende de serra e chega a rolar por cerca de seis metros por rua

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano de Freitas anuncia envio de mensagem do piso do magistério e confirma concurso para professores em 2026

  • Anvisa interdita leite condensado e apreende suplementos por irregularidades sanitárias

  • Itamaraty abre concurso para diplomata com 60 vagas e salário inicial de R$ 22,5 mil

  • Elmano de Freitas lidera disputa pelo Governo do Ceará, aponta pesquisa Real Time Big Data

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat