Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

A voz do Cariri – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

14 de fevereiro de 2020
A voz do Cariri – Por J. Flávio Vieira

Historiador e radialista Huberto Cabral como mestre de cerimônia na solenidade de lançamento da Rádio Educadora para a frequência FM (Foto: Patrícia Silva/Ascom)

PUBLICIDADE

“A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem… um apelo à fraternidade universal… à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora… milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas… vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: Não se desesperem! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia… da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.”
(Charles Chaplin, em O Grande Ditador)

As magias, nesta vida, em geral são voláteis como o vidro de éter que se abre sobre a mesa. Duram um piscar de olhos, um estalar de dedos. Mas existem lá suas exceções, como em toda regra que se preze. No Cariri, o primeiro veículo de comunicação, apareceu nos meados do Século XIX, o hebdomadário “O Araripe” de João Brígido. Até então a vilazinha de Frei Carlos utilizava a doce língua do povo para a disseminação das novidades e fofocas locais, claro que sem abrangência proporcionada pelo jornal . Mesmo assim, essa abrangência limitava-se aos poucos letrados da época e a uma pequena elite ainda profundamente feudal e incipientemente mercantil. O Rádio, que chegou ao Brasil junto como centenário da nossa independência, em 1922, instalou aqui, no ano seguinte a nossa primeira emissora: A Radio Sociedade do Rio de Janeiro. Esse seria o primeiro instrumento de comunicação verdadeiramente popular, de massa, atingindo, pela oralidade, gregos e suburbanos. No Ceará, devemos a dois libaneses, com ligações profundas com o Crato (aqui haviam chegado no final dos Oitocentos) e imigraram para Fortaleza em 1928. Lá fundaram a primeira Rádio Cearense, a famosa Ceará Rádio Clube, a PRE-9. Chamavam-se os irmãos João e José Dummar, introdutores também do futebol no sul do Ceará. Meio libaneses, meio cratenses, ainda existe muito da sua parentela entre nós.

No Cariri, o Rádio aportou em agosto de 1951, com a Rádio Araripe, ligada aos Diários Associados. Três meses depois fundou-se, no Juazeiro, a Rádio Iracema. O Rádio, além de informativo e formador de opinião, tornou-se um grande impulsionador da arte musical brasileira.

Em 1959, sob iniciativa da Diocese de Crato, Dom Vicente de Araújo Matos inaugurou a Rádio Educadora do Cariri, agora completando seus sessenta e um anos no ar e seu primeiro aniversário no formato FM.

Hoje, observando a proliferação midiática mundo afora, muitos vêm o Rádio como algo retrô, um fóssil da comunicação, mantido como uma peça de museu. Pensou-se, por um tempo, que o Rádio seria engolido pela televisão, pela internet, pelo PC, pelo smartphone. Ao contrário do que se imaginou, o Rádio continua mais vivo do que nunca. Assim como o livro de papel não foi destruído pelo eletrônico, o CD não triturou o vinil, o jornal não se viu substituído pela televisão. Como essa magia do Rádio continua a nos enfeitiçar ainda quase cem anos depois ? O Rádio fala diretamente ao nosso ouvido, como um amigo que chegou a casa ou um parente que mora conosco. Sem o artifício da imagem associada, puxa a nossa imaginação para que construamos, nós mesmos, cenários e personagens. O Rádio, também, sem a ditadura extrema de tempo, é mais afeito ao desprendimento e à reflexão. A TV e a Internet são os primos ricos na nossa casa, meio escafolobéticos e cheios de riquififes. O Rádio é o tio boêmio e bonachão que chega ressacado, manhãzinha, trazendo as fofocas e novidades da noite e da rua.

Hoje é um dia de festa no Cariri. Aos 61 Anos a nossa Educadora está viva e lépida, fez até uma cirurgia plástica recentemente, uma lipo e liftings e está toda recauchutada e efe-emizada. Toda a trupe de administradores, locutores, produtores e técnicos abrem o champanhe e cortam o bolo. Percebe-se que até alguns convivas distantes estão presentes na festa: Elói, Heron, Zé Cirilo, Roberto Piancó, J. David, Mons Rocha, Berredo e tantos, tantos outros viajantes que aos poucos vão se achegando. A Educadora é uma prova viva de que o encanto e a magia podem ser perenes e duradouros e que uma voz emitida na boca do microfone pode fazer-se eco e imantar o coração de milhares de ressentidos e desesperados. A voz nos alegra , nos ensina e nos diverte. A Voz é um apelo à comunhão universal, ela pode ser um bálsamo.

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço

13 de dezembro de 2025
Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Próximos
Funceme registra chuvas em mais de 80 cidades do Ceará entre sábado e domingo

Funceme registra chuvas em mais de 80 cidades do Ceará entre sábado e domingo

Riquezas do Cariri viram ilustrações pelas mãos de artista da terra

Riquezas do Cariri viram ilustrações pelas mãos de artista da terra

Governo Bolsonaro prepara a readmissão de médicos cubanos

Governo Bolsonaro prepara a readmissão de médicos cubanos

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

  • Ceará reúne concursos e seleções com inscrições abertas; salários chegam a quase R$ 10 mil

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat