Eu soube de fonte confiável que o mundo ainda tem jeito. Não que eu tenha conversado com alguém privilegiado com acesso irrestrito às coisas celestiais e esse alguém tenha me falado; não se trata disso. O que sei é fruto de um olhar que resolveu, não digo ficar indiferente às micro e macro tragédias dos nossos dias, mas pelo menos filtrar em meio a este caos que nos envolve pequenos retalhos de coisas boas que estão acontecendo e que deveriam nos nutrir para que nos fortaleçamos e tenhamos esperança em um futuro melhor.
Então, eu soube, e fiquei muito feliz que em Cuba foi criada a primeira vacina contra o câncer de pulmão, um dos mais agressivos que há. Logo em Cuba, este país tão atacado pelas grandes nações imperialistas e capitalistas. Pois é, foi de lá que veio esta grande notícia para o mundo todo.
Eu soube também que o jogador senegalês Sadio Pelé, além de fantástico jogador, é um grande ser humano. Ele não segue a tendência que normalmente atinge o meio futebolístico. Não há ostentação nele, há humildade e solidariedade em sua versão mais pura. A sua visão de mundo se volta para suas origens não de maneira apenas assistencialista, caridosa, além de alimentos e roupas, ele investe em escolas e espaços de práticas esportivas para seu povo, ele acredita que a educação e o esporte são meios para se libertar da miséria.
Soube que há um estado no Brasil, onde seu governador vai de encontro à corrente que teima em não reconhecer que a valorização da educação perpassa pela valorização salarial do professor. Não fica apenas no campo do discurso. Ele não apenas fala da importância, ele valoriza seus professores. E na mesma onda tem conseguido colocar na direção do desenvolvimento e da melhoria do seu IDH um estado que passou quase meio século governado por uma oligarquia que o tornou um dos mais pobres da nação,
Soube que no Alto da Penha, comunidade periférica de nossa cidade, Crato, é desenvolvido um projeto de sustentabilidade que mobiliza a comunidade no gerenciamento de seu lixo doméstico. E este mesmo projeto foi tema de uma tese de doutorado e vai ser publicado na Revista Brasileira de Meio Ambiente. O Projeto é Denominado Projeto Cultural Sustentável que consiste além da coleta seletiva do lixo, onde os recicláveis são trocados por “cafundó” moeda local, a qual é recebida em alguns estabelecimentos, nos quais são trocados por leite, ou por temperos e produtos de limpeza, ou então por frutas e alimentos oriundos do Mesa Brasil em parceria com o SESC.
Soube ainda que o índice de alunos oriundos de escolas públicas do Crato aprovados nas universidades aumentou. Soube que uma jovem de uma destas escolas logrou êxito, foi aprovada para o Curso de medicina, realizando assim, a primeira etapa de seu sonho. E esta mesma jovem voltou à escola para agradecer a cada um dos profissionais daquela instituição, e prometeu retornar tão logo se formasse.
Assim, como um fotógrafo que busca flagrantes de beleza para fotografar, vou eu seguindo, e sabendo de coisas que passam despercebidas para a maioria. A gente não pode escolher que notícias devem ser anunciadas nos telejornais, nas redes sociais, ou nas revistas, mas a gente pode escolher aquelas que queremos repercutir. Dessa forma estaremos ajudando a desenvolver uma rede de notícias alvissareiras e desenvolvendo uma cultura de bem-estar e paz.
Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, contador de “causos” e poeta
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri