Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Romaria de Candeias une fé, beleza e negócios em Juazeiro do Norte

A procissão das velas começou no século XIX e é uma das mais belas do Ciclo de Romarias. Há controvérsias sobre a origem, mas a importância da celebração para a tradição religiosa e a economia é inquestionável

1 de fevereiro de 2020
Romaria de Candeias une fé, beleza e negócios em Juazeiro do Norte

A procissão da luz é uma das celebrações mais belas da terra do Padre Cícero. Fábrica, em Juazeiro, produz 50 toneladas de velas por mês. Na Romaria, a produção dobra

PUBLICIDADE

Uma multidão se reúne no largo da Capela do Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero. Após o sol se pôr, acontece a tradicional bênção das velas. Os devotos acendem suas velas ou lamparinas, vendidas aos montes no entorno da Capela. Em seguida, um cordão de luz toma as ruas de Juazeiro do Norte, entoando em uma só voz: “Bendita e louvada seja a luz que mais alumeia. Valei-me meu padrinho Ciço e a Mãe de Deus das Candeias”. A procissão da luz, o momento mais bonito da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, acontece amanhã, dia 2 de fevereiro, marcando o fim do chamado “Ciclo de Romarias”, que atrai milhares de pessoas, de setembro até fevereiro, à terra do Padre Cícero.

Origem
Diferente das duas maiores romarias, a de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município que é celebrada desde que Juazeiro era apenas um povoado do Crato, e de Finados, que surgiu espontaneamente após a morte do Padre Cícero, a origem da celebração de Candeias é envolta em mistérios e hipóteses. Atualmente, estima-se que ela reúne 250 mil pessoas.

A pesquisadora Renata Marinho explica que não há um ponto inicial confirmado, ou seja, uma data específica para a origem da celebração. Segundo a oralidade, a versão mais popular explica que, com a vinda de pessoas para o então povoado em busca de alento espiritual e material, havia necessidade de emprego. Um serralheiro, que passava dificuldades, teria pedido ajuda ao “padrinho”. O sacerdote orientou que fabricasse candeeiros. “Aí, chegando próximo à data da celebração, ele teria recomendado aos fiéis que comprassem (candeeiros) para uma grande procissão que aconteceria dia 2. As pessoas procuraram o serralheiro que conseguiu exercer seu trabalho”, conta a pesquisadora.

“Não existe, pelo menos não encontrei, uma documentação que diga o ano que começou”, reforça a também pesquisadora Fátima Pinho, que estudou o papel da imprensa na divulgação dos milagres. Contudo, uma segunda hipótese, narrada em cordel, conta que em 1897, houve uma procissão de velas para iluminar a mente do bispo Dom Joaquim José Vieira. “Para que ele olhasse para a ‘questão’ de Juazeiro com piedade. Aquele ano estava no auge da repressão contra o milagre (da hóstia). O Padre Cícero já havia sido cassado das ordens sacerdotais. Os padres que reconheceram os fatos extraordinários, já haviam se retratado”, explica Fátima Pinho.

A pesquisa encontrou uma narrativa muito semelhante à procissão das velas atual, publicada em 30 de abril de 1891, no jornal “O Estado do Ceará”. O texto é do professor e jornalista José Marrocos. A celebração, porém, foi feita para marcar a Sexta-Feira da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa. “É uma narrativa poética”, conta a historiadora.

“Seguramente, mais de vinte mil pessoas com velas acesas acompanharam a procissão do enterro e de qualquer parte que se olhasse para longe préstito que já entrava numa rua quando mal começava a sair de outra, parecia ver-se o exército inumerável das estrelas em demanda dos espaços cerúleos do céu e do infinito. No meio, pois, deste mar de luz avultava, como soberana, a imagem sacrossanta da Mulher das Dores”, narrou José Marrocos.

Luz
A celebração de Nossa Senhora das Candeias ou da Candelária, da Apresentação, da Luz ou da Purificação remota à época de Cristo. O dia 2 de fevereiro marca 40 dias após o nascimento de Cristo. “Os dias de resguardo, em que a mulher é considerada impura, não poderiam entrar no templo”, conta Pinho. A “Virgem da Luz” teria aparecido na ilha de Tenerife, na Espanha, em 1400. A devoção à santa se espalhou, principalmente, por Portugal.

Para Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Crato, a celebração tem um significado mais profundo. “Ninguém caminha nas trevas, na escuridão. O povo que caminhou nas trevas viu uma grande luz. Essa luz é o Senhor, essa luz é Jesus. O sol da Justiça, da vida, que nos indica o caminho. Assim é o sentido da luz nesta procissão”, acredita o sacerdote. E para o religioso, a romaria está muito próxima disso. “É o povo de Deus em caminhada. Nós devemos caminhar na construção de um mundo mais feliz, fraterno e cheio de paz. Deixa o que está de morte, pecado e escuridão para trás e segue a nova terra, o novo céu, prometido pelo Senhor”, completa o bispo.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Proposta reduz jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas

Proposta reduz jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas

Fevereiro começa com chuva em todas as regiões do Ceará, diz Funceme

Fevereiro começa com chuva em todas as regiões do Ceará, diz Funceme

Damares discursa em evento no Chile e plateia vira de costas em protesto

Damares discursa em evento no Chile e plateia vira de costas em protesto

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Elmano autoriza novo concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026

  • Elmano de Freitas apresenta balanço de 2025, destaca investimentos recordes e avanços sociais

  • Ceará entra em alerta de “perigo potencial” para chuvas e ventos em 95 municípios

  • Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago aos trabalhadores

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat