A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do chocolate Laka, fabricado pela Mondelez, após identificar erro na embalagem do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22) e atinge tabletes de 145 gramas do lote CC28525493, com prazo de validade 14 de julho de 2026.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
📦 Erro de embalagem motivou retirada do produto
De acordo com a Anvisa, durante o processo de fabricação, o chocolate Laka Oreo — versão que contém biscoito — foi embalado com o rótulo do Chocolate Branco Laka. Com isso, o produto comercializado não corresponde às informações descritas na embalagem.
O erro afeta diretamente a rotulagem de ingredientes e pode colocar em risco consumidores com restrições alimentares, já que o rótulo não informa corretamente a composição do chocolate que estava dentro da embalagem.
⚠️ Risco para pessoas alérgicas
Segundo a agência reguladora, a falha faz com que informações essenciais deixem de ser apresentadas ao consumidor, como a presença de trigo, ingrediente que pode provocar reações adversas em pessoas alérgicas ou intolerantes.
A Anvisa explicou que foi identificado que o produto vendido como Laka continha, na verdade, a versão LAKA Oreo, o que torna incorreta a lista de ingredientes indicada no rótulo.
“Foi verificado que produto rotulado como Laka continha, em seu interior, o produto LAKA OREO, o que torna incorreta a lista de ingredientes apresentada no rótulo”, informou a Anvisa.
No Diário Oficial, a agência chegou a mencionar a presença de glúten, mas a empresa esclareceu que o ingrediente específico é o trigo.
🏭 Empresa comunicou recolhimento voluntário
A decisão da Anvisa foi tomada após a própria Mondelez informar o recolhimento voluntário do lote afetado. Em nota, a empresa destacou que a medida é preventiva e tem como objetivo proteger os consumidores com restrições alimentares.
“Reforçamos que o chocolate não apresenta qualquer problema de qualidade, mas está sendo recolhido voluntariamente, de maneira preventiva do mercado, prezando pela segurança dos consumidores alérgicos ou intolerantes ao trigo, por conter este ingrediente em sua composição, não declarado no rótulo de LAKA”, informou a empresa.
📞 Troca dos produtos
Segundo a Mondelez, os consumidores que adquiriram produtos desse lote poderão solicitar a substituição por outro item da mesma natureza. Para isso, é necessário entrar em contato com o atendimento da empresa pelo telefone 0800 704 1940.
Por Nicolas Uchoa










