Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos em Brasília

Diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração enfrentava câncer no pâncreas e teve trajetória marcada por cargos estratégicos no Executivo e no Legislativo

19 de janeiro de 2026
Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos em Brasília

Político foi vereador, deputado e ministro nos governos FHC e Temer (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

PUBLICIDADE

O ex-ministro Raul Jungmann morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade da qual ele era diretor-presidente desde 2022. Jungmann lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado desde sábado (17).

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Raul Jungmann foi diagnosticado com câncer no pâncreas e iniciou tratamento ainda em 2025. Ele foi internado pela primeira vez em novembro do ano passado, recebeu alta em dezembro, mas voltou a ser hospitalizado próximo ao Natal. Após sair do hospital depois do Ano Novo, o ex-ministro voltou a ser internado neste sábado (17), não resistindo às complicações da doença.

🚔 Primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil
Ao longo da carreira política, Jungmann ocupou quatro vezes o cargo de ministro e exerceu três mandatos como deputado federal. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias.

Na gestão do presidente Michel Temer, assumiu o Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil, pasta criada naquele período. Ainda no mesmo governo, coordenou operações baseadas em decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados afetados por crises na área da segurança pública.

🏛️ Atuação política e trajetória partidária
Na juventude, Raul Jungmann militou no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ao longo da vida pública, foi filiado ao MDB entre 1972 e 1994, integrou o PPS até 2001, migrou para o PMDB e retornou ao PPS em 2003, legenda na qual permaneceu até 2018.

Mandatos e atuação no Legislativo
A projeção nacional alcançada como ministro contribuiu para sua eleição como deputado federal por Pernambuco em 2002. Jungmann foi reeleito em 2006 e, em 2010, concorreu ao Senado, mas não obteve êxito. Em 2012, foi eleito vereador do Recife e, nas eleições de 2014, ficou na suplência para a Câmara dos Deputados.

Durante sua atuação parlamentar, foi vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, que investigou um esquema de corrupção na compra de ambulâncias, e integrou a Frente Brasil Sem Armas, atuando como um dos líderes do movimento durante o referendo de 2005 sobre a comercialização de armas de fogo.

Na legislatura iniciada em 2015, exerceu mandato como deputado federal até 2016. Naquele período, posicionou-se na oposição ao governo Dilma Rousseff e defendeu o impeachment da presidente, processo que resultou na ascensão de Michel Temer à Presidência da República.

Outras funções e investigações
Além dos cargos ministeriais e parlamentares, Raul Jungmann também presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ele chegou a ser investigado por suspeitas de fraude em licitação, peculato e corrupção em contratos de publicidade firmados durante sua gestão no Ministério do Desenvolvimento Agrário, que somavam R$ 33 milhões. O inquérito, no entanto, foi posteriormente arquivado pela Justiça Federal.

Despedida
Raul Jungmann deixa dois filhos e uma neta. O velório e a cremação serão realizados em Brasília, em cerimônia restrita a familiares e amigos.

Nota do IBRAM

“Com imenso pesar, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) comunica o falecimento de Raul Belens Jungmann Pinto, diretor-presidente da instituição, ocorrido em 18 de janeiro de 2026, em Brasília. Em atenção a um desejo de Raul Jungmann, o velório ocorrerá em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.

Pernambucano, Raul Jungmann dedicou mais de cinco décadas à vida pública brasileira, atuando com integridade, espírito republicano e um compromisso inabalável com a democracia, o desenvolvimento sustentável e o diálogo.

Ao longo de sua trajetória, ocupou funções de grande relevância nacional, entre elas a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), três mandatos como deputado federal e quatro ministérios – Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública. Em 2022, assumiu a presidência do IBRAM, liderando uma importante agenda de transformação do setor mineral, pautada pelos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e pela defesa de uma mineração mais responsável e alinhada aos desafios do século XXI.

Sob sua liderança, o IBRAM fortaleceu seu protagonismo institucional e seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade, a inovação e o papel estratégico dos minerais na transição energética global.

Jungmann será lembrado por sua competência, visão estratégica, capacidade de articulação e pelo legado de diálogo e ética que deixa não apenas na mineração, mas em toda a vida pública brasileira.

Para Ana Sanches, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Raul Jungmann foi um homem público de estatura singular, defensor firme da democracia e profundamente comprometido com o Brasil e com o interesse público. Segundo ela, à frente da Diretoria Executiva do Instituto, Jungmann conduziu a entidade por um período decisivo, fortalecendo o IBRAM e beneficiando todo o setor mineral, período este marcado pelo diálogo, pela visão estratégica e pela integridade.

Seu legado constitui um marco na história do Brasil, do IBRAM e da indústria da mineração.

Neste momento de profunda tristeza, o IBRAM manifesta solidariedade à família, amigos e colegas de jornada, agradecendo por tudo que Raul Jungmann representou para o Brasil, ao setor mineral e ao Instituto.”

Por Pedro Villela, de Brasília

Revista Cariri Recomenda

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo
Política

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

24 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Brasil avalia convite dos EUA e vê Conselho da Paz de Trump como chance para pressionar reforma da ONU

23 de janeiro de 2026
Assembleia Legislativa do Ceará aprova reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores
Política

Lula assina MP que reajusta piso dos professores e garante ganho real em 2026

22 de janeiro de 2026
Lula lidera todos os cenários e pode vencer em primeiro turno, aponta pesquisa Atlas
Política

Lula lidera todos os cenários e pode vencer em primeiro turno, aponta pesquisa Atlas

21 de janeiro de 2026
Próximos
Inscrições do Sisu 2026 começam hoje com mais de 274 mil vagas em todo o país

Inscrições do Sisu 2026 começam hoje com mais de 274 mil vagas em todo o país

Cidades do Ceará abrem concursos públicos com oportunidades para nível médio e superior

Concursos e seleções: veja as inscrições abertas no Ceará nesta semana

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (21)

Êta Mundo Melhor!, Coração Acelerado e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta segunda-feira (19)

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Curso de medicina da UFCA alcança conceito 4 no Enamed

  • Megavazamento expõe milhões de senhas incluindo contas de Gmail, Instagram e ‘gov.br’

  • Governo do Ceará garante reajuste de 5,4% aos professores da rede estadual

  • Anvisa proíbe venda de suplemento que promete controle da glicemia

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat