O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), participou, neste sábado (17), do início do Dia D de vacinação contra a dengue. A ação nacional começou simultaneamente em três municípios brasileiros: Maranguape, no Ceará, Nova Lima, em Minas Gerais, e Botucatu, em São Paulo. A iniciativa é voltada para pessoas de 15 a 59 anos e utiliza vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O início da mobilização foi comandado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, ao lado do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, além de outras autoridades.

“A partir do sucesso, aqui em Maranguape, os caminhos para a estratégia para combater a dengue serão clareados em todo Brasil. Vamos dar as mãos para vacinar o máximo de pessoas. Dá muito orgulho saber que nós brasileiros desenvolvemos a vacina contra a dengue. Muito obrigado aos profissionais de saúde de Maranguape”, destacou Elmano.
📍 Escolha estratégica
Maranguape foi selecionada para integrar a ação nacional devido ao seu porte populacional e a critérios técnicos, operacionais e logísticos, que garantem o acompanhamento adequado da campanha.
“O Ceará é um verdadeiro parceiro do MS em diversas ações, em prioridades para o presidente Lula. Não é à toa que escolhemos a cidade de Maranguape e por isso também agradeço ao prefeito. Aqui temos uma estrutura de saúde que nos permite fazer esse acompanhamento. Essa é a primeira vacina para a dengue produzida 100% no Brasil, além de ser uma vacina em dose única”, salientou Adriano Massuda.
💉 Planejamento nacional e ampliação gradual
A ação faz parte de um planejamento nacional que busca garantir a imunização da população de forma estruturada, com ampliação gradual da cobertura vacinal conforme a disponibilidade de doses em todo o país.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância histórica das campanhas de vacinação.

“Hoje é um grande evento. Muito obrigado prefeito, por nos dar essa força e se organizar em prol do que está acontecendo hoje. Queremos ampliar cada vez mais a imunização para a nossa população. Temos que sempre lembrar: vacina é vida. Aqui no Brasil conseguimos produzir vacina de qualidade e que já mostrou sua eficácia”, disse.
Ao longo de toda a campanha, Maranguape receberá 60.125 doses da vacina contra a dengue. A meta é aplicar, já na primeira semana, cerca de 41% dos imunizantes destinados ao município.

🟡 Campanha estadual
Para 2026, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) planejou uma campanha que contempla todos os municípios cearenses. O público-alvo será formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de consolidar a imunização contra a dengue em todo o estado.
Em relação a 2024, o Ceará registrou uma queda aproximada de 60% nos casos de dengue em 2025, resultado atribuído a um conjunto de ações coordenadas pela Sesa ao longo do período.
Por Marcelo Lemme










