A Polícia Penal do Ceará recebeu, nesta quarta-feira (14), 3.323 novos equipamentos destinados ao reforço do combate ao crime dentro do sistema prisional do estado. O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões, e a entrega ocorreu no Complexo Penitenciário de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🔐 Reforço à segurança pública
A ação faz parte do programa Ceará Contra o Crime, voltado ao fortalecimento das forças de segurança. Com a nova entrega, a atual gestão alcança o total de 45.792 equipamentos adquiridos, com a expectativa de chegar a 52.281 itens entregues às Forças de Segurança até o fim de 2026.
👮 Valorização dos profissionais
Durante a solenidade, o governador destacou que o investimento representa melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no sistema penitenciário e reafirmou a confiança na atuação da categoria.

“Esse investimento significa melhores condições de trabalho para os a profissionais que atuam no sistema prisional. Eu tenho absoluta confiança no trabalho que é realizado com muita energia para que o povo cearense tenha mais paz e tranquilidade”, destacou Elmano, afirmando ainda que um novo concurso público deverá ser realizado para atender à ampliação do sistema penitenciário.
🏛️ Projetos de lei e ampliação de estruturas
Elmano também anunciou que, em fevereiro, irá encaminhar à Assembleia Legislativa do Ceará projetos de lei que garantem gratificações com o objetivo de valorizar ainda mais a atuação dos policiais penais.
Na ocasião, o governador visitou estruturas ampliadas dentro do complexo penitenciário, entre elas o novo canil do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), entregue durante a atual gestão.

📊 Controle e modernização do sistema
O secretário da SAP, Mauro Albuquerque, ressaltou que os equipamentos entregues contribuem diretamente para a rotina dos policiais penais e para o controle das unidades prisionais, que abrigam mais de 25 mil internos.
“Desde 2019 não tem uma rebelião dentro do sistema prisional. Resultado de um trabalho muito intenso, que inclui capacitação do servidor e aquisição de equipamentos e tecnologias”, pontuou.
Por Bárbara Antonelli









