O ator Wagner Moura entrou para a história ao vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, pela atuação no longa “O Agente Secreto”, durante a cerimônia realizada neste domingo (11). Esta é a primeira vez que um ator brasileiro conquista o prêmio nessa categoria.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em seu discurso, Wagner agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho e destacou a mensagem central do filme, que aborda temas como memória, trauma histórico e valores transmitidos entre gerações.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou.
O ator também se dirigiu ao público brasileiro, encerrando sua fala em português:
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
🎭 Concorrência na categoria
Na disputa pelo prêmio, Wagner Moura concorreu com nomes de destaque do cinema internacional:
• Joel Edgerton (“Sonhos de trem”)
• Oscar Isaac (“Frankenstein”)
• Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”)
• Michael B. Jordan (“Pecadores”)
• Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”)
🎞️ Enredo do filme
Ambientado na década de 1970, “O Agente Secreto” narra a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife em busca de reencontrar o filho caçula, mesmo diante dos riscos impostos pelo contexto da ditadura militar.
🇧🇷 Noite histórica para o Brasil
A vitória de Wagner Moura marcou a segunda conquista de “O Agente Secreto” na mesma edição do Globo de Ouro. Mais cedo, o filme também venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil venceu nessa categoria, desde o triunfo de “Central do Brasil”, e também a primeira vez na história que o país conquistou dois prêmios em uma única edição do Globo de Ouro.
A atriz Minnie Driver, responsável por anunciar o vencedor da categoria, surpreendeu ao utilizar uma palavra em português antes de revelar o nome do filme: “Parabéns”.
Ao receber o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa, Kleber Mendonça Filho enviou um “alô, Brasil”, agradeceu ao elenco e exaltou a parceria com Wagner Moura:
“As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
O cineasta também dedicou a conquista aos novos realizadores do audiovisual:
“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”.
Por Aline Dantas









