O Ceará participa, neste fim de semana, do maior mutirão já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a execução de mais de 3 mil procedimentos em todo o estado. A ação integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as Santas Casas, e segue até este domingo (14).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🚑 Abertura do mutirão em Fortaleza
O evento que marcou o início da mobilização ocorreu em Fortaleza e contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; além de outras autoridades estaduais e federais.
Durante a solenidade, o governador destacou o papel dos profissionais da saúde e o fortalecimento da rede pública.

“Hoje é um dia de agradecimento, principalmente aos profissionais de saúde que estão prestando um bom serviço à população. Só é possível realizar esse mutirão porque estamos vivenciando o fortalecimento da rede pública de saúde e educação, com o trabalho dos ministros e sob a liderança do presidente Lula”, afirmou Elmano.
🏥 Hospitais mobilizados no Ceará
Ao todo, mais de 20 unidades filantrópicas participam da ação em território cearense. Somente na Santa Casa de Fortaleza, estão previstas:
🔹 120 cirurgias
🔹 180 procedimentos ambulatoriais
A expectativa é ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera nas filas do SUS.
🇧🇷 Maior mobilização nacional do SUS
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o mutirão atende a uma diretriz direta do presidente Lula e destacou a evolução da iniciativa ao longo do ano.

“Esse é o terceiro Dia E. No primeiro, realizamos pouco mais de 12 mil procedimentos; no segundo, mais de 30 mil; e agora a meta é ultrapassar 50 mil. É o maior mutirão do SUS no Brasil, com foco em reduzir o tempo de espera da população”, disse.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância da parceria com hospitais filantrópicos.

“Estamos fazendo o maior mutirão nacional do SUS. Todos os estados estão mobilizados, com pelo menos um hospital participando. Neste terceiro Dia E, contamos com o reforço fundamental das Santas Casas”, destacou.
📊 Impacto em todo o país
Em nível nacional, a ação prevê a realização de mais de 61,6 mil cirurgias eletivas e exames, distribuídos em 188 hospitais, ao longo do fim de semana.

⚕️ Fortalecimento da rede estadual
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a abrangência da iniciativa no estado.
“Hoje é um dia marcante. Conseguimos reunir dois mutirões em benefício da população. No Ceará, cerca de 24 hospitais estão realizando procedimentos em todo o estado. O nosso objetivo é garantir acesso ampliado a exames, cirurgias e atendimentos especializados”, afirmou.
Por Nicolas Uchoa








