Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Processo de beatificação de Benigna surpreende pela rapidez

A cerimônia está marcada para o dia 21 de outubro deste ano, no Crato. O processo iniciou em 2011 e, em pouco mais de oito anos, a mártir será oficialmente beata. Há casos que levam décadas para serem concluídos

21 de janeiro de 2020
Processo de beatificação de Benigna surpreende pela rapidez

Local onde Benigna foi morta, em Santana do Cariri, recebe milhares de devotos (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Aclamada “Heroína da Castidade” em Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva se tornará a primeira beata do Estado, no próximo dia 21 de outubro, data em que foi batizada. Apesar de ter sido morta em 1941, seu processo foi iniciado apenas em 2011, porém, em pouco mais de oito anos, já obteve sucesso e conquistou o último passo antes de uma possível canonização. Por outro lado, há ainda cinco cearenses, alguns com causas mais antigas, que continuam aguardando a beatificação – quatro já estão em análise e um depende da aprovação do Vaticano.

“O modo do processo já indica rapidez e a demora”, explica o advogado José Luís Lira, especialista em Direito Canônico. No caso de Benigna, a análise foi mais rápida porque sua morte foi considerada um martírio, que dispensa o reconhecimento de um milagre. “Reconhece as virtudes heroicas e se constatar que foi em defesa da fé, vai para a Causa dos Santos”, completa Luís.

Natural de Santana do Cariri, Benigna foi morta a golpes de faca, aos 13 anos, depois de resistir a uma tentativa de estupro por um adolescente que a assediava. Os devotos acreditam que ela “deu a vida para não cometer pecado”. Foi com esta tese que a Diocese de Crato abriu o processo em 2011 e, dois anos depois, já recebeu o ‘Nihil obstat’ (nada obsta), documento emitido pelo Vaticano permitindo a abertura da causa de beatificação.

O bispo Dom Gilberto Pastana, da Diocese de Crato, acredita que a beatificação reconhece “as virtudes cristãs, espirituais e humanas”, descreve. É por isso que, na fase inicial, os teólogos investigam as virtudes ou o martírio, detalhando as circunstâncias da morte. No caso de Benigna, em 2016, o Vaticano solicitou depoimentos de pessoas que viveram entre as décadas de 1940 e 1980, relatando as graças alcançadas.

O caso da primeira beata cearense é semelhante ao de Albertina Berkenbrock, que foi assassinada em 1931, aos 12 anos, também resistindo a uma tentativa de estupro. A menina, natural de Imuraí, em Santa Catarina, teve seu processo reconhecido em 2001, foi aclamada “venerável” cinco anos depois, com o reconhecimento do martírio, e beatificada em 20 de outubro de 2007.

Milagre
Outros quatro cearenses já conseguiram o ‘Nihil obstat’, mas nenhum obteve resultado positivo até agora. “Os processos são sigilosos. Pode ser até que um milagre esteja sendo estudado, mas não é divulgado”, explica Luís. A causa de Francisca Benícia Oliveira, a Irmã Clemência, natural de Redenção, é o mais antigo, aberto pela Arquidiocese de Fortaleza, em setembro de 1975. “Um exemplo de santidade. Há inúmeros relatos. Por exemplo, um senhor que levou uma facada e ficou, como dizia antigamente, com os ‘fatos’ de fora. Ela, sem nenhum equipamento adequado, colocou tudo para dentro, costurou e ele ficou bom. Um verdadeiro milagre”, narra o advogado Luís Lira.

O especialista acredita que o grande problema para a demora nestes processos é a comprovação do milagre. “Encontramos dificuldade nas pessoas testemunharem. A pessoa comunica que houve, faz o testemunho oral ao postulador, depois reúne provas”, explica. Uma dessas provas seria a atestação médica de que não há comprovação científica para a cura. “Também, tem que haver exclusividade. Não pode ser pedido a dois santos”, completa Luís, que também é vice-postulador da Causa do Monsenhor Arnóbio, aberta pela Diocese de Sobral.

Os processos de beatificação devem ser iniciados pelo local onde o postulante morreu. Por isso, há casos de cearenses sendo conduzidos por dioceses de outros estados, como o de Padre Ibiapina, em Guarabira (PB), e de Dom Expedito Lopes, em Garanhuns (PE). Por outro lado, há candidatos “estrangeiros” com grande atuação no Ceará, como o pernambucano Dom Antônio de Almeida Lustosa, primeiro arcebispo de Fortaleza, a freira amazonense Dona Rosita Paiva, fundadora da congregação das Josefinas, na capital cearense, e o frei italiano João Pedro de Sexto, que também atuou no Estado.

Canonização
Ao contrário do que se pensa, a beatificação não torna a pessoa “santa”, mas é um passo obrigatório para a canonização, quando acontece o reconhecimento oficial da igreja e o testemunho de santidade de alguém que viveu e morreu heroicamente, marcado pelas virtudes cristãs. “Em regra, não é muito rápido”, explica Luís. No caso de Benigna, é necessária a comprovação de um milagre realizado a partir do dia 21 de outubro, data em que será oficialmente “beata”. “Vamos fazer levantamentos, estudar as possibilidades”, antecipa o bispo Dom Gilberto.

Rito e fé
A romaria em homenagem a Benigna, que acontece há 16 anos, reúne cerca de 30 mil pessoas todo dia 24 de outubro, data de sua morte. Muitas mulheres e crianças vão até o Sítio Oitis, no distrito de Inhumas, a dois quilômetros da sede do município de Santana do Cariri, usando vestido vermelho com bolinhas brancas, que supostamente a mártir vestia ao ser assassinada. “Os devotos divulgam e trazem mais pessoas”, conta o padre Paulo Lemos, da Paróquia de Santana. A multidão segue a pé até a Igreja Matriz de Santa Ana, onde a menina Benigna foi sepultada.

Um dos organizadores do evento, o pesquisador Ypsilon Félix, acredita que a fama de santidade foi crescendo com as primeiras romarias, em 2003. Desde então, os visitantes e as promessas só aumentam. “A cidade dobra de população”, enfatiza. A expectativa é ainda maior para este ano, já que a beatificação acontece três dias antes da celebração.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Cerca de 150 pessoas são monitoradas após caso de febre hemorrágica brasileira

Cerca de 150 pessoas são monitoradas após caso de febre hemorrágica brasileira

Chuva que lava as ruas, lágrimas que lavam as almas – Por Francinaldo Dias

Chuva que lava as ruas, lágrimas que lavam as almas - Por Francinaldo Dias

Falha no primeiro Enem de Bolsonaro é a maior desde 2010

Falha no primeiro Enem de Bolsonaro é a maior desde 2010

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat