Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Bolsonaro e filho espalham notícia falsa sobre Jean Wyllys e David Miranda

O boato ganhou força no último domingo após ter sido compartilhado nas redes sociais por meio de um perfil chamado Pavão Misterioso, que foi criado e apagado no mesmo dia

20 de junho de 2019
Bolsonaro e filho espalham notícia falsa sobre Jean Wyllys e David Miranda
PUBLICIDADE

Menos de 24 horas depois de o apresentador Ratinho, do SBT, ter reproduzido uma fake news em seu programa, enquanto entrevistava o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), voltaram a insinuar que o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) teria aberto mão do seu mandato por dinheiro, para que desta forma David Miranda (PSOL-RJ) pudesse assumir a vaga na Câmara Federal.

O boato ganhou força no último domingo após ter sido compartilhado nas redes sociais por meio de um perfil chamado Pavão Misterioso, que foi criado e apagado no mesmo dia. No entanto, não há nenhuma evidência de veracidade nas informações e os envolvidos negam as suspeitas.

Miranda é casado com Glenn Greenwald, um dos autores das reportagens publicadas pelo site The Intercept Brasil, que mostram como trocas de mensagens entre o então juiz federal e a força-tarefa da Lava Jato.

O parlamentar era o primeiro suplente do partido e assumiu a vaga depois de Wyllys ter aberto mão do mandato por ameaças de morte devido à sua militância política. Atualmente, ele mora na Europa.

Ontem, em agenda realizada em São Paulo, Bolsonaro falou sobre o boato que circula nas redes sociais quando questionado sobre a manutenção de Moro no cargo, em meio aos vazamentos. O presidente ainda chamou Wyllys, que é gay assumido, de “menina”.

“Não vi nada de anormal [nas trocas de mensagens entre Moro e procuradores]. Aquele casal [Greenwald e Miranda], um deles tem suspeita de vender o mandato, e a outra, a menina [se referindo a Jean Wyllys], está fora do Brasil. Podem procurar outro alvo. Este já era. Atacam para tentar me atingir. Podem procurar outro alvo. Sergio Moro está no nosso patrimônio”, afirmou.

Flávio reproduz fake news para Moro no Senado
Ontem, em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na qual Moro compareceu para comentar as mensagens vazadas, o ministro ouviu a fake news ser reproduzida mais uma vez, desta por Flávio, filho mais velho do presidente. O congressista reproduziu parte da notícia falsa publicada pelo Pavão Misterioso.

“O Glenn Greenwald poderia ter uma pago um hacker russo para invadir os celulares de autoridades brasileiras. Essas transações podem ter sido feitas em bitcoins, uma moeda que é criptografada e não deixa rastros, no Panamá”, disse Flávio.

“Segundo denúncias, esses recursos se transformaram numa moeda chamada Ethereum, que também não deixa rastros, e depois enviados a uma corretora na Rússia. Lá, o dinheiro foi convertido em rublos, É o que está dizendo na denúncia, não estou falando que elas são verdadeiras”, afirmou sem citar a origem do boato – esta acusação estava nas mensagens do Pavão Misterioso, publicadas e apagadas no mesmo dia.

O filho do presidente continuou: “Greenwald e seu companheiro, que é deputado federal, David Miranda, teriam comprado o mandato do então deputado Federal Jean Wyllys por uma quantia de US$ 700 mil além de uma mesada de US$ 10 ao ex-Big Brother”, afirmou.

Questionado por Flávio se esta teoria está sendo investigada pela PF (Polícia Federal), o ministro foi lacônico e disse que todas as possibilidades estão sendo apuradas, mas ponderou: “Isso pode ser fake news, isso pode ser contrainteligência, pode ter algum respaldo. Enfim, as três alternativas são possíveis. É muito prematura qualquer conclusão”.

Procurada, a Presidência disse que não irá comentar. O UOL também entrou em contato com a assessoria de imprensa de Flávio para comentar as declarações, mas ele não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Objetivo é desqualificar Intercept, diz Wyllys
Em seu blog, Wyllys negou a venda de mandato e disse que o boato tem, como intenções principais, desqualificar as denúncias feitas pelo The Intercept Brasil e ignorar os motivos que o fizeram deixar o Brasil: “Numa mesma coletiva, o Presidente da República mentiu e propagou uma fake news contra @ggreenwald, @davidmirandario e contra mim, tratando como “aquela menina que está lá fora”. Parece inacreditável, mas a suposta maior autoridade do país fez isso.”

Em sua conta no Twitter, Miranda definiu a hipótese de compra de mandato como “estapafúrdia” e disse que é “vergonhoso” o fato de esta afirmação ter partido do presidente da República. O deputado também afirmou que o episódio se tratou de um crime de homofobia: “Bolsonaro insiste na fake news estapafúrdia de que Jean me vendeu o mandato, e em seguida se refere a Jean como a “menina” que deixou o país. É vergonhoso o nível do Presidente da República. Além de tudo, Bolsonaro comete o crime de homofobia, recentemente reconhecido pelo STF.”

Também em sua conta no Twitter, Greenwald escreveu que “qualquer um com uma racionalidade mínima ou tempo para pensar sobre isso [a teoria do Pavão Misterioso] imediatamente reconhece a estupidez desequilibrada disso”. O jornalista ainda aponta erros de inglês no documento apresentado pelo perfil.

“Leia isso. Qualquer um com uma racionalidade mínima ou tempo para pensar sobre isso imediatamente reconhece a estupidez desequilibrada disso, mas o objetivo é espalhar isso o suficiente para que as pessoas tenham suspeitas.”

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026
Política

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

6 de dezembro de 2025
Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço
Política

Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

5 de dezembro de 2025
Detran-CE lança ferramenta virtual para acompanhamento de processos de habilitação
Política

Congresso amplia exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH nas categorias A e B

5 de dezembro de 2025
Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas
Política

Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

5 de dezembro de 2025
Próximos
Ciclofaixa de Lazer do Cariri completa 4 anos de atividades atraindo mais de 110 mil ciclistas

Ciclofaixa de Lazer do Cariri completa 4 anos de atividades atraindo mais de 110 mil ciclistas

Juazeiro do Norte tem novas faixas exclusivas para retenção de motos

Juazeiro do Norte tem novas faixas exclusivas para retenção de motos

Operadoras têm que ter lista de quem não quer ligação de telemarketing, diz Anatel

Operadoras têm que ter lista de quem não quer ligação de telemarketing, diz Anatel

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat