Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém e provoca evacuação da área diplomática

Fumaça no Pavilhão dos Países força retirada de participantes; chamas foram controladas e não há feridos

20 de novembro de 2025
Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém e provoca evacuação da área diplomática

Fogo em pavilhão da COP30 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

PUBLICIDADE

Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), um dos pavilhões da Conferência do Clima (COP30), na zona azul do evento, área diplomática que concentra representantes oficiais, negociadores e ministros. Os primeiros relatos começaram logo após as 14h, quando participantes notaram fumaça no Pavilhão dos Países.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

🔹 Evacuação imediata e energia desligada
Por medida de segurança, todas as pessoas presentes foram retiradas do local, e a energia elétrica do pavilhão foi prontamente desligada. Até 14h20, ainda não havia confirmação sobre a causa do incidente.

Às 14h30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que as chamas haviam sido controladas pelas equipes de emergência. Nenhuma pessoa ficou ferida.

🔹 Zona azul é núcleo diplomático da conferência
A área atingida abriga reuniões estratégicas e negociações formais entre delegações internacionais, o que torna o espaço um dos centros mais sensíveis da COP30. Apesar do episódio, até o momento, a programação oficial não foi alterada.

Equipes de organização e autoridades seguem avaliando a segurança estrutural do pavilhão para decidir quando o ambiente poderá ser reaberto.

O governador do Pará, Helder Barbalho, publicou em uma rede social que o fogo foi totalmente debelado. Em mensagem, afirmou: “O incêndio na zona azul da COP30 está controlado. As equipes agiram rapidamente para evacuar a área e trabalham no rescaldo do fogo”.

🔹 Incidente não deve impactar encerramento da conferência
Em coletiva, o ministro Celso Sabino garantiu que o episódio não comprometerá o andamento nem o encerramento oficial da COP30, marcado para amanhã. Ele também reagiu a especulações sobre um possível impacto nas atividades finais, especialmente após críticas recentes da ONU à estrutura do evento.

“De forma alguma. Está sendo um grande sucesso até aqui”, afirmou Sabino.

Relatos iniciais indicam que o incêndio pode ter começado depois que um celular pegou fogo — hipótese ainda sob análise das equipes técnicas. O ministro minimizou o impacto: “Não foi porque um celular pegou fogo ali que a COP acabou, né, gente? Pelo amor de Deus”.

🔹 Resposta rápida do Corpo de Bombeiros
A proximidade com um grande quartel do Corpo de Bombeiros facilitou a atuação imediata das equipes. “Estamos diante de dezenas de caminhões e dezenas de homens, entre bombeiros militares e civis. O evento já foi contido”, disse o ministro.

Mesmo que parte das negociações tenha sido interrompida momentaneamente, Sabino destacou que a COP30 já registrou avanços importantes. “Nós estamos no penúltimo dia e já tivemos muitas vitórias até aqui”, afirmou.

Por Nágela Cosme

Revista Cariri Recomenda

Fim de uma era: orelhões começam a ser retirados das ruas do Brasil a partir de 2026
Brasil

Fim de uma era: orelhões começam a ser retirados das ruas do Brasil a partir de 2026

19 de janeiro de 2026
Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS
Brasil

INSS muda regras do programa de benefícios e aposta na nacionalização da fila para reduzir espera

14 de janeiro de 2026
Como renovar a CNH 2026 de forma automática e sem custos? Veja passo a passo
Brasil

Como renovar a CNH 2026 de forma automática e sem custos? Veja passo a passo

10 de janeiro de 2026
Renovação automática da CNH para ‘bons condutores’ de forma automática e gratuita começa a valer
Brasil

Renovação automática da CNH para ‘bons condutores’ de forma automática e gratuita começa a valer

9 de janeiro de 2026
Próximos
Ceará proíbe bloqueio de celulares por inadimplência; lei sancionada por Elmano reforça defesa do consumidor

Ceará proíbe bloqueio de celulares por inadimplência; lei sancionada por Elmano reforça defesa do consumidor

China autoriza 183 empresas brasileiras a exportarem café após tarifaço dos EUA

EUA retiram tarifa de 40% sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo carne, café e açaí

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje; veja como solicitar

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje; veja como solicitar

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Meta suspende acesso de crianças a personagens de IA, anuncia empresa

  • Curso de medicina da UFCA alcança conceito 4 no Enamed

  • Anvisa proíbe venda de suplemento que promete controle da glicemia

  • “Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat