Um candidato foi preso em flagrante neste domingo (9) durante a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025), realizada em Juazeiro do Norte. Segundo a Polícia Federal (PF), o homem foi flagrado utilizando um aparelho celular durante o exame — prática proibida e caracterizada como fraude.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A prisão aconteceu após denúncia feita pela coordenação local do exame. De acordo com a PF, ao tentar entrar na sala, o detector de metais foi acionado, e o candidato apresentou uma justificativa alegando portar um dispositivo médico. Após avaliação, ele foi autorizado a ingressar na sala de prova.
Contudo, próximo ao término do exame, fiscais perceberam que o homem utilizava um celular não declarado, em descumprimento às normas do Enem.
Durante a abordagem, os agentes encontraram um rascunho com trechos digitalizados, que poderiam ser utilizados como base para a redação. O material foi apreendido e encaminhado à Polícia Federal para perícia.
⚖️ Crimes e penalidades
De acordo com a PF, o candidato foi indiciado e poderá responder por fraude em certame público e tentativa de estelionato, crimes previstos no Código Penal Brasileiro. As investigações seguem para identificar se há outras pessoas envolvidas no esquema.
O Enem 2025 segue com a segunda etapa das provas no próximo domingo (16), quando serão aplicadas as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática.










