O governador Elmano de Freitas será o representante oficial do Nordeste durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para os dias 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Ele participará da abertura oficial ao lado do presidente Lula nos dias 11 e 12, e no dia 13 comandará o painel “Do Nordeste para o Mundo: o papel da Caatinga e do Hidrogênio Verde para a Transição Energética Justa”.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Antes da viagem ao Pará, o governador participa nesta terça-feira (4) de um evento preparatório no Rio de Janeiro. O encontro reúne líderes políticos e especialistas nacionais e internacionais em mais de 50 painéis no Complexo MAM e Viva Rio. Elmano estará na abertura e em um painel com governadores e autoridades globais.
🌱 Ceará levará projetos sustentáveis à COP30
Em Belém, o Ceará apresentará iniciativas de desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas, reforçando o protagonismo regional na produção de energias renováveis e na exportação de Hidrogênio Verde (H₂V). O estado também vai destacar a Caatinga como bioma estratégico para a resiliência climática.
O governo apresentará políticas como:
🌵 Programas de preservação da Caatinga
🌱 Ações integradas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)
👥 Agente Jovem Ambiental (AJA) — maior programa ambiental do país, com 10 mil jovens atuando nos 184 municípios
⚡ Hidrogênio Verde: aposta estratégica do Ceará
O projeto de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém é considerado o mais avançado do Brasil e um dos mais competitivos do mundo. O Hub do H₂V possui cerca de US$ 30 bilhões em investimentos previstos e sete pré-contratos com empresas internacionais do setor energético.
Durante a COP, o estado ainda apresentará o novo Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa. A comitiva cearense atuará tanto na Zona Azul (negociações oficiais) quanto na Zona Verde, em espaço do Consórcio Nordeste.
“A transição energética deve ser um processo de oportunidades para as pessoas e de valorização dos nossos biomas”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Por Aline Dantas










